No final de junho, nos dias 24, 25 e 26, a Sitec (Superintendência de Tecnologia e Informação), por intermédio da Coted (Coordenadoria de Tecnologia Educacional), promoveu o encontro presencial para os participantes do curso “Explorando a Robótica Educacional com Fischertechnik”.
O evento aconteceu no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar e reuniu professores coordenadores de práticas inovadoras (PCPI) e professores de unidades escolares da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul).
O curso tem como objetivo integrar a robótica educacional, de forma transversal, nos componentes curriculares, e incentivar a colaboração entre professores de diferentes áreas, para criar projetos interdisciplinares que envolvam a robótica, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.
Utilizando o kit de robótica da Fischertechnik, os participantes foram incentivados a desenvolver projetos que estimulem a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, foram discutidos temas como as metodologias ativas de aprendizagem e as possibilidades de aplicação da robótica educacional no contexto escolar. O momento também foi propício para a troca de experiências e a construção de redes de colaboração entre os participantes.
José Flávio Rodrigues Siqueira, coordenador da Coted, destacou a importância da iniciativa. “A robótica educacional está sendo nossa aposta, enquanto rede de ensino, para ampliar o engajamento dos estudantes e entre os estudantes, bem como melhorar os níveis de aprendizagem, pois é um recurso que favorece a transversalidade dos conhecimentos. Para tal, é necessário que os professores conheçam a robótica educacional tanto em teoria quanto em práticas educativas. Por isso, recorremos ao encontro presencial e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem”.
O curso “Explorando a Robótica Educacional com Fischertechnik” continuará com atividades on-line, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Saber), ao longo dos próximos meses, visando consolidar o aprendizado e preparar os educadores para implementar a robótica, de forma efetiva, em suas práticas pedagógicas.
Texto: Jackeline Oliveira SED, Elaine Arce e Lidiane Ottoni, Coted
Fotos: Arquivo Coted