O projeto tem como escopo, por meio de oficinas e palestras, articular, promover e sistematizar atividades educacionais e socioambientais, de sensibilização dos estudantes sobre questões relacionadas.
Considerando que a reflexão sobre a Educação Ambiental é um exercício importante na direção da sustentabilidade, a Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, no município de Dourados, na Área de Conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, foi proposta a realização do projeto Dia do Meio Ambiente.
O projeto tem como escopo, por meio de oficinas e palestras, articular, promover e sistematizar atividades educacionais e socioambientais, de sensibilização dos estudantes sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental tem contribuído para a construção de um pensamento integrado e de ações ambientalmente responsáveis em busca de uma consciência ecológica. Diante da crise socioambiental, intensificada nas últimas décadas, tornou-se necessário repensar as relações entre sociedade e natureza.
O crescimento e o fortalecimento das lutas em defesa do meio ambiente despertaram a conscientização acerca das relações mantidas pela sociedade com o meio ambiente. Dessa forma, a educação ambiental deixou de ser vista somente como parcela do ambientalismo e passou a ser tratada como proposta pedagógica capaz de transformar a sociedade.
A promulgação tem como finalidade apoiar a participação dos brasileiros na preservação ambiental nacional, promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e criar debates e reflexões sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará se negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Oficinas
Foram desenvolvidas na unidade escolar cinco oficinas, em sistema de rotação por estações, ministradas pelos estagiários do Programa de Residência Pedagógica – PRP/UFGD com a colaboração dos professores de Ciências da Natureza.
Na Oficina 1 – Fazendo Sabão- Reutilização de Óleo de Cozinha, os estudantes foram instruídos e incentivados na produção de sabão de álcool, reaproveitando óleo de frituras e evitando o descarte deste no ambiente.
Na Oficina 2 – Fazendo Repelente e Desodorante Natural, os estudantes foram sensibilizados quanto à importância do desenvolvimento e utilização de produtos naturais, sem tantos produtos petrolados, que causam risco à saúde (como dermatites e alergias). Além disso, os estudantes foram orientados na confecção de repelentes e desodorantes para uso próprio.
A Oficina 3 – Oficina de Lixo Eletroeletrônico, desenvolveu uma proposta lúdica. Por meio de um questionário pré-conceitos foram considerados e reeditados durante o desenvolvimento de discussão sensibilizante sobre o descarte de eletroeletrônicos e seus impactos no ambiente e saúde. Ao final, os estudantes participaram de um Quiz.
A Oficina 4 – Trilha Ecológica, os estudantes foram instigados a realizarem um passeio interpretativo dos vários ambientes do espaço escolar, analisando a maneira como cada um afeta tanto os fatores físicos quanto os aspectos biológicos e emocionais. Também foram estimulados a propor e desenvolver mudanças de comportamento que influenciam no ambiente.
Na Oficina 5 – Propagando a Sustentabilidade, os estudantes foram instigados e orientados na produção de mudas e sementeiras, de modo a garantir produção de alimento, cobertura vegetal e ambiente saudável. Ainda, no período referente ao intervalo das aulas, recreio, foi realizado um Café Compartilhado. Para a realização deste, os estudantes foram instruídos e organizados para trazerem um tipo de alimento para ser servido no recreio.
Exposição
Em um segundo momento, no período vespertino, foi aberta uma Exposição de Material Pedagógico Ambiental, com apresentação de material biológico conservado em via seca (animais taxidermizados) e via úmida (animais fixados em álcool).
Logo após, os estudantes participaram da palestra Sustentabilidade: educação para o futuro, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Gestão Ambiental da UFGD/FCBA. Em fechamento às atividades do dia, foi realizado o Plantio Memorial de uma muda de ipê amarelo (Handroanthus sp.) na unidade escolar.
Adersino Junior, SED
Foto: Arquivo escolar