Estudantes de curso técnico em Eletrônica organizam o “1º Desafio entre Robôs – Modalidade Sumô”

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso técnico em Eletrônica, estudantes e professores do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef) resolveram expor os seus trabalhos de uma maneira diferente, organizando uma competição entre os projetos, com movimentos e dentro de uma arena, neste sábado (20), às 14 horas, no estacionamento da Leroy Merlin, saída para Cuiabá, em Campo Grande. O evento é gratuito e aberto ao público.

O projeto – A modalidade Sumô – nas normas internacionais – sugere duas categorias: robôs movidos via rádio, com um piloto e robôs autônomos que utilizam de sensores para localizar e empurrar o oponente para fora do ringue. Nese primeiro desafio, as regras foram ajustadas para que estudantes possam montar seus robôs com algumas sucatas, sem seguir o peso e a dimensão do padrão internacional. Os robôs utilizam de programações gravadas no Arduino (placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos) e controladas por rádio ou Bluetooth com interface em smartphones.

Apoio e participação – Os estudantes projetaram seus robôs combatentes com o auxílio dos professores de diversas disciplinas do curso, como Eletrônica Digital IV, Sistemas de Comunicações e Empreendedorismo, que durante as aulas aplicam atividades próprias da grade curricular e reservam os finais de semana para a realização do projeto. O entusiasmo da turma foi contagiante: colegas de outras turmas já estão inscritos no torneio, assim como estudantes de Amambaí e equipes de universidades, além dos próprios professores, que também terão seus robôs na competição.

Para os pais e crianças que pretendem iniciar nesse mundo tão atual da robótica, o SESI apresentará um pouco das suas atividades e seus robôs construídos com LEGO e sistemas NXT e EV3 mais intuitivos.