Para realizar a criação de uma bússola caseira, foram necessários um recipiente com água, folhas secas, um ímã e uma agulha
As turmas dos 9º anos do ensino fundamental II da Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira de Dourados, sob orientação do professor de Geografia Victor Gabriel, com o auxílio do PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras) Rodolfo dos Santos, realizou um experimento com metodologias ativas, que consistiu na criação de uma bússola caseira.
Para realizar o experimento, foram necessários um recipiente com água, folhas secas, um ímã e uma agulha. O recipiente foi enchido com um pouco de água, e a agulha foi esfregada no ímã várias vezes para se magnetizar.
Em seguida, a folha seca foi colocada na água com a agulha sobre ela, e, automaticamente, a folha girou junto com a agulha até se orientar para o norte. Essa direção foi confirmada por meio de uma bússola digital no celular, e o norte indicado estava de acordo tanto no celular quanto na bússola caseira construída.
O experimento foi baseado no conteúdo sobre as Regiões Polares do planeta Terra, durante o qual o professor explicou a diferença entre o Norte Geográfico e o Norte Magnético. O Norte Geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o Norte Magnético é gerado pelo campo magnético criado pelo movimento do metal fundido no núcleo externo ao redor do núcleo metálico sólido da Terra. “Portanto, os dois representam fenômenos geofísicos distintos”, finaliza professor Victor Gabriel.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.