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Ensino Fundamental em Tempo Integral também é destaque no Programa Escola da Autoria

  • 06 mar 2019
  • Categorias:EFTI
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Ao todo, 29 unidades escolares, em 17 municípios, são responsáveis pelo atendimento à quase cinco mil estudantes matriculados no EF.

Campo Grande (MS) – O Programa Escola da Autoria, criado em 2015, elevou a ideia do Ensino em Tempo Integral à um novo patamar. Com a proposta, o estudante se tornou protagonista, passou a conviver de forma mais ativa no ambiente escolar e ganhou novas perspectivas com disciplinas que aliam as teorias da sala de aula com as práticas do cotidiano. Se no Ensino Médio o programa se tornou referência, no Fundamental não foi diferente.

Hoje, já são 29 escolas que ofertam as vagas para o Ensino Fundamental em Tempo Integral em todo o Estado. Se em 2018 o número de estudantes era de 4,5 mil, em 2019 as Escolas da Autoria do EF já são responsáveis pelo atendimento à quase cinco mil estudantes, matriculados nas etapas dos Anos Iniciais (até o 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º).

Em todo o Estado, primeira semana foi voltada para a acolhida dos estudantes.

Para a diretora adjunta da EE Rita Angelina, de Dourados, Rosalina de Fátima, o sucesso da proposta se traduz na aceitação da comunidade e rendimento dos estudantes. Integral desde 2017, a escola faz parte do Programa desde o início. “Nossa escola foi a primeira a ofertar o Ensino Fundamental em Tempo Integral, no município. Iniciamos este ano com uma nova organização, um novo horário e todos se adaptaram muito bem. A aceitação do atual modelo foi muito positiva, pais e alunos aprovaram bastante”, disse Rosalina.

Com o passar dos anos, a proposta é refinada de acordo com as avaliações de todas as escolas que participam do Programa e, em 2019, uma das novidades foi a inserção de disciplinas e práticas adotadas no Ensino Médio, com o objetivo de familiarizar os estudantes com o modelo já adotado na outra etapa.

“Para este ano, nós fizemos uma reorganização pedagógica da proposta, para alinhar com o modelo aplicado no Médio. Além da acolhida, nessa nova proposta, nós repaginamos a disciplina de Estudo Orientado. Agora ela tem uma vertente mais científica. Isso auxilia o estudante no processo de leitura, raciocínio logico e interpretação, com atividades voltadas para pesquisa e autoria. Nas eletivas, demos um caráter mais personalizados. O Projeto de Vida – disciplina já utilizada no Médio – tem como objetivo estimular e fortalecer, no estudante, o autoconhecimento. Assim, eles se conhecem melhor, identificam as prioridades e aptidões, entendem o papel na família, no grupo de amigos, entre outros”, explica a coordenadora de Políticas para o Ensino Fundamental da SED, Eleida Arce Adaminski.

Com as atividades, os estudantes passaram de forma mais tranquila pelo processo de adaptação, neste início de ano.

Uma das novidades para este ano, a acolhida temática, com apresentações e atividades diversificadas, foi adotada com sucesso. Para o diretor da EE Profa. Célia Maria Náglis, José Antônio Souza da Silva, novato no modelo, a aceitação e presença dos pais foi surpreendente. “Na primeira semana, realizamos um ‘mix’ entre pais e estudantes, em função da presença em grande número logo no primeiro dia. Muitos alunos, muitos pais (risos), com isso tivemos que alterar um pouco nossa organização. Foi uma acolhida muito familiar e dinâmica, além de esclarecedora. Foi tudo muito proveitoso. Nos demais dias já pudemos seguir com a acolhida conforme planejado”, disse o diretor.

Destaque em todas as unidades, a acolhida temática é uma prática de rotina nas escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e chamou a atenção de quem ainda não fazia uso da prática. Novidades que também agradaram os coordenadores, pensando na organização e planejamento escolar. “Com esse modelo, a escola possui diversas práticas que promovem essa aproximação, como o acolhimento. Com o Fundamental em Tempo Integral, o tempo de contato dos estudantes com as disciplinas aumenta, assim o professor pode aprofundar o conteúdo, aliando teoria e prática. Assim, ele faz com que o estudante possa enxergar ainda mais significado no processo de aprendizagem”, comentou Tarsila Bibiane Lima Ramos, coordenadora pedagógica da EE Rita Angelina.

Envolvimento dos profissionais com o Ensino em Tempo Integral é fundamental para o sucesso do modelo, também no EF.

 

Pensamento nas práticas e também na gestão dos profissionais. Com a implementação do Ensino em Tempo Integral, o professor passa mais tempo na escola e – assim como os estudantes – se envolve ainda mais com o modelo. “Para gestão, especificamente, isso gera alguns desafios: no aspecto humano é importante fazer com que o professor se aproprie melhor do conhecimento sobre a Escola Integral. É preciso estudar e estar por dentro de tudo que acontece, além de controlar os medos iniciais, que são comuns. (…) Nesse modelo, a organização é preparada por todos, não apenas pela direção e coordenação, para que todos possam entender a proposta dessa modalidade e para que todos possam participar ativamente”, concluiu o diretor da EE Profa. Célia Maria Náglis, José Antônio.

Outra importante característica das unidades que trabalham com o Ensino em Tempo Integral no Programa Escola da Autoria, as disciplinas Eletivas ganharam mais aceitação dos estudantes com a inclusão de práticas que modificam o processo de escolha. Durante o trabalho da escola, o envolvimento dos jovens passa por três etapas: manifestação do interesse, decisão pela disciplina e engajamento nas aulas. Para a coordenadora Tarsila, todas com o máximo de dedicação.

“Com as eletivas, o estudante pode escolher aquilo que deseja cursar durante o ano letivo. Para isso, os professores fazem uma pesquisa: na primeira semana de aula, eles procuram saber quais as disciplinas de maior interesse. Os temas podem envolver atualidades, informática, artes, música, entre outros. Depois, os professores partem para o planejamento, seguido da ‘feira das eletivas’, um momento de exposição das disciplinas para que os estudantes possam escolher quais eles desejam cursar. Percebemos que, quando eles escolhem a disciplina, a dedicação, o envolvimento e aproveitamento são muito maiores. Eles optaram por fazer aquela disciplina, escolheram estar ali”, finalizou Tarlisa.

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