Paranaíba (MS) – A secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta abriu nesta sexta-feira (3), em Paranaíba, o projeto “SED vai às Escolas”, realizado com o objetivo de ofertar formação continuada e estabelecer o diálogo com mais de mil profissionais da Rede Estadual de Ensino de Inocência, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria e Paranaíba, Instituições Educacionais e autoridades locais. “Esse momento é importante para que a SED alinhe suas ações em consonância aos anseios da comunidade escolar”, destacou a secretária.
O encontro, realizado na Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, tem na programação a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela professora Maria Cecilia Amendola da Motta. “Tecendo a educação de Mato Grosso do Sul na grande teia humana que somos. De um total de 27 mil servidores, estamos hoje trabalhando com mais de mil para propiciar um ambiente de aprendizagem, de modo que o estudante aprenda”, explicou. Ela ainda propôs uma reflexão aos profissionais participantes. “O que garante uma boa aprendizagem? Uma boa aula garante a aprendizagem?”, perguntou.
Em sua fala, professora Maria Cecilia destacou os estudos da Neurociência e Psicologia quanto aos estímulos e pensamento visando à reconstrução do conhecimento. Para a secretária, não adianta apenas aumentar o tempo de aula. “É necessário oportunizar uma educação integral nas mais variadas áreas do conhecimento”, ressaltou. A programação segue até o final da tarde, com a equipe da SED divididas em salas para prestar orientações sobre questões pedagógicas e administrativas, em um grande trabalho em prol da educação de qualidade.
A cerimônia de abertura foi acompanhada pelo prefeito de Paranaíba Diogo Tita; o vice-prefeito Fredson Freitas; a secretária de Educação e Cultura de Paranaíba Maria Eugênia Alves de Assis; o secretário de Educação de inocência Hélio Lira; e o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado Joaquim Donizete.