Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Água Furiosa: Ciência e encantamento invadem a sala de aula com reações químicas em Dourados

  • 15 abr 2025
  • Categorias:destaque, Dourados
  • Compartilhar:

Experimento alia teoria e prática para estimular o protagonismo estudantil e o pensamento científico

Alunos do 2º ano A da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, vivenciaram uma verdadeira imersão no mundo da Química por meio de uma atividade experimental surpreendente: o experimento “Água Furiosa”. Conduzida pela professora Rafaella Bernardi, durante a disciplina de UC-IV, a prática tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela ciência por meio da observação direta de reações químicas com mudanças visuais marcantes.

Mais do que um simples experimento, a atividade é pensada para desenvolver o pensamento científico, estimular a curiosidade e proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e significativo. A metodologia aplicada segue os princípios da investigação científica, permitindo que os alunos participem ativamente do processo: observam, formulam hipóteses, conduzem o experimento e analisam os resultados em sala.

O experimento, conhecido como “Água Furiosa”, envolve uma reação química entre azul de metileno, soda cáustica (hidróxido de sódio) e glucose (açúcar). A mistura dos reagentes, realizada em um béquer, revela um fenômeno intrigante: ao ser agitada, a solução muda de incolor para azul, retornando ao estado inicial após repouso. Esse efeito visual impressionante ocorre devido a um processo de oxirredução, no qual o azul de metileno atua como indicador redox, mudando de cor conforme o nível de oxigênio presente.

Durante a atividade, os estudantes aprofundam seus conhecimentos em conceitos como oxidação e redução, a função dos reagentes e catalisadores, a influência do oxigênio na reversão da cor, além de refletirem sobre as aplicações da Química no cotidiano. Todos os procedimentos são realizados com rigorosos cuidados de segurança, utilizando luvas, óculos de proteção e orientações específicas para o manuseio dos reagentes.

A prática é recebida com entusiasmo e gera grande participação entre os alunos, que se encantam com o “efeito mágico” da mudança de cor. Mais do que o fascínio visual, o experimento possibilita a aplicação prática da metodologia científica de forma colaborativa, promovendo o protagonismo estudantil e a conexão entre teoria e prática.

Ao final da experiência, os estudantes refletem sobre como a Química está presente em inúmeras situações do dia a dia e demonstram maior interesse em aprofundar seus conhecimentos na área. A atividade reforça o papel transformador do ensino experimental investigativo e o compromisso da escola com metodologias inovadoras, capazes de promover uma aprendizagem significativa, contextualizada e participativa.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar

 





 

Últimas Notícias

  • Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital