Durante as reuniões de fluxo, os docentes são estimulados a prática constante de experimentos em grupo e também a elaboração dos relatórios técnicos.
Os estudantes da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, que oferta educação em tempo integral, em Nova Andradina, no término do primeiro semestre de 2024, tiveram práticas frequentes de aulas de laboratório.
Já é de consenso que aulas práticas, além de reforçarem os conteúdos vistos em classe de forma teórica, também proporcionam condições mais favoráveis para a assimilação dos conteúdos. Muitos teóricos afirmam que aprendizagem é maior fazendo e ensinando do que apenas lendo ou ouvindo. Desta maneira, foi ativada a neuroplasticidade, que é uma importante capacidade que nosso cérebro possui de estimular a memória e agregar saberes, sendo um dos pontos mais relevantes da nossa aprendizagem.
Durante as reuniões de fluxo da escola com a coordenação de área, pedagógica e também com a direção escolar, estimula-se entre os docentes a prática constante de experimentos em grupo e também a elaboração dos relatórios técnicos. Primeiramente, entre os docentes, é debatido as habilidades e os objetos de conhecimento e como estes podem ser trabalhados na forma prática.
O resultado desta interação é fundamental para que o experimento, além de ser um mecanismo importante durante a aprendizagem, também tenha significado para os alunos. Com a entrega dos relatórios, os alunos também são treinados com a escrita científica, preparando-os para a Universidade.
Designação
Os experimentos podem ser designados para os discentes de 3 formas: com o professor realizando o experimento e os alunos comentando e fazendo o relatório, com o professor entregando um protocolo e os alunos realizando o experimento e também o relatório e também com o professor entregando uma situação problema e os alunos determinando qual experimento vão desenvolver para adequar-se.
Este último, geralmente é aplicado para projetos mais avançados. Até este momento as práticas foram relacionadas a Termoquímica, Microscopia introdutória, Análise de Protozoários, Preparação de Terrários, Germinação de Sementes, Densidade e muitos outros.
É importante frisar que antes dos discentes frequentarem o laboratório, eles assistem a uma aula sobre normativas e condutas adequadas no laboratório, para que as atividades desempenhadas sejam feitas com segurança e comprometimento pertinentes. Tanto estudantes do ensino fundamental quanto do ensino médio, precisam ter conduta adequada e escreverem relatórios após as práticas.
Os professores notaram que quando são realizados experimentos, as aulas se tornam mais dinâmicas e atraentes para os alunos, o que aumenta consideravelmente o aprendizado. “A Escola Nair Palácio conta com dois laboratórios de informática, um de Física, um de Biologia e um de Química, que possuem vidrarias, reagentes, microscópicos e bancadas para as atividades”, finaliza diretora Danielly Cristiny Sakate Bernegozzi Rueda.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar