Ação, realizada entre os dias 25/02 e 01/03, foi voltada para adaptação das crianças. Ano letivo teve início no último dia 18 de fevereiro.
Campo Grande (MS) – A segunda semana do Ano Letivo de 2019 foi repleta de atividades para as crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), localizado no Parque do Poderes, em Campo Grande. De segunda à sexta, os pequenos participaram de ações como festa à fantasia, banho colorido e teatro.
“Hoje temos 380 crianças. Como o número é grande, dividimos as atividades no decorrer da semana. Sempre buscamos realizar esse tipo de ação não apenas na acolhida, mas também em algumas datas, como semana das crianças e volta das férias no meio do ano, por exemplo. Fazemos teatro, apresentações de mágica, teatro das professoras, teatros das próprias crianças. Isso tudo ajuda, e muito, na adaptação de todos”, disse a diretora do CEI, professora Carla Castro Rezende Diniz Brandão.
Em meio ao processo de adaptação das crianças, em parceria com as famílias, o Centro visa possibilitar momentos de brincadeiras, com a interação de diferentes formas e em diferentes espaços com pais, professores, assistentes e outras crianças, para que os pequenos possam conviver e interagir com o grupo e com os adultos, adquirindo assim segurança.
“Algumas crianças estranham bastante o começo, mas são poucas. Depende muito da criação e da rotina em casa. Quando a criança sai dessa rotina, percebemos que ela sente e dá uma estranhada. Algumas, com uma semana, já dão ‘tchauzinho’, mandam beijo e tudo mais. Na maioria dos casos essa adaptação é bem rápida”, finalizou Carla.
A prática ocorre desde 2015 e se tornou um hábito no Centro de Educação Infantil gerido pela Secretaria de Estado de Educação (SED). Para a coordenadora de Políticas para Educação Infantil, professora Luziette Aparecida da Silva Amarilha, a realização das atividades é fundamental para amenizar os efeitos da mudança na rotina das crianças e até mesmo um objetivo trazido de casa pode ajudar nesse processo.
“Um ponto importante, que vale ser destacado, é o uso dos objetos de transição. Pode ser um brinquedo, um paninho, algo que tenha um cheiro ou imagem familiar da criança que faça parte do cotidiano dela, até mesmo uma foto do pai e da mãe. Para quem não está acostumado pode parecer curioso, mas o resultado é muito positivo. Sempre que possível, incentivamos que a criança traga, justamente para ajudar nesse período de adaptação”, disse Luziette.