Promovido pela SED, ações fazem parte do Contrato de Gestão
No dia 29 de agosto, a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou o 1º Seminário Estadual de Educação ao Longo da Vida: múltiplos espaços de aprendizagem para pessoas com deficiência, que visou apresentar ações realizadas por diferentes segmentos de Mato Grosso do Sul que acompanham e desenvolvem a inclusão escolar e social, evidenciando as diferentes possibilidades e contextos de aprendizagem que as PcD (pessoas com deficiência) perpassam ao longo da vida.

Viviane Luiza, secretária adjunta da Setescc, também participou do 1º Seminário Estadual de Educação ao Longo da Vida.
Realizado em Campo Grande, “a iniciativa apresentou para a sociedade sul-mato-grossense o trabalho transversal entre as secretarias de Estado e a articulação com as instituições que atuam com pessoas com deficiências nas áreas da educação, esporte e trabalho”, disse Janaina Belato, coordenadora da Educação Especial.
Cerca de 400 pessoas assistiram a palestras, ouviram relatos de PcD que foram bem-sucedidas ao ingressar no mercado de trabalho, e participaram do lançamento do ebook ‘Criando oportunidades: a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho’, material desenvolvido pelo Núcleo de Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho, vinculado ao Ceespi (Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva).
No livro foram registrados o atendimento, assessoramento e acompanhamento de estudantes com deficiência no mundo do trabalho, mostrando desde o acolhimento dos alunos interessados em trabalhar, à captação de vagas, oferta de formação para as empresas e adaptação das pessoas assistidas após a contratação.

Formada por pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a banda Ritmo Sem Fronteiras apresentou duas canções.
Responsável pela apresentação cultural, a banda Ritmos Sem Fronteiras apresentou as canções Esperando na janela, de Gilberto Gil e Era uma vez, de Ana Vilela, emocionando o público presente. Formado por nove integrantes, o projeto instrumental foi fundado a partir de uma atividade interdisciplinar desenvolvida com os estudantes da classe especial da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, localizada em Campo Grande.

A gerente pedagógica do Ceespi, Ângela da Silva, destacou a importância de demonstrar a participação ativa das pessoas com deficiência na sociedade.
Organizado por Maria Elma e Carlos Rocha, técnicos especialistas em Educação Especial, e com a participação do Antônio Batista, professor de apoio especializado da Escola Estadual Alice Nunes Zampiere, o grupo tem como objetivo promover a aprendizagem e estimular talentos de pessoas adultas com deficiência intelectual e múltipla.
“O evento ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para as questões relacionadas às pessoas com deficiência, demonstrando que a participação ativa dos PcD na sociedade é possível, sendo também uma oportunidade para divulgar, refletir e discutir o trabalho desenvolvido nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino)”, disse Ângela Maria Dias da Silva, gerente pedagógica do Ceespi.
Thaís Davis, SED
Fotos: Coordenadoria de Educação Especial