Campo Grande (MS) – Um levantamento do Comitê Estadual para os Refugiados e Migrantes em Mato Grosso do Sul apontou que entre as principais dificuldades enfrentadas pelos refugiados haitianos estão a barreira da língua e a falta de cursos públicos de Língua Portuguesa para estrangeiros. Para atender a esta necessidade, o Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL) “Fernando Peralta Filho” ofertará, a partir de março, em Campo Grande, o curso de Língua Portuguesa para haitianos.
O curso está realizado nas escolas estaduais João Carlos Flores, no bairro Rita Vieira e Orcírio Thiago de Oliveira, na Vila Progresso, regiões que concentram grande número de haitianos. As aulas são ministradas no período noturno, das 19h às 21h, duas vezes por semana, pelo professor Wadner Absalon, de nacionalidade haitiana e falante da Língua Francesa e o Creole, línguas maternas dos haitianos, o que facilita a comunicação.
Informações no CEL, pelo telefone (67) 3314-1231 ou na Coordenadoria de Políticas para a Educação Básica: (67) 3318-2332.