Diretores de 18 unidades escolares e 10 extensões, da CRE-12, participaram da Teia da Educação, “Gestão Colaborativa, Educação Presente”, no “Pappilon Eventos” – centro do município.
Campo Grande (MS) – Os gestores de 18 unidades escolares e 10 extensões que fazem parte da Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas (CRE-12), participaram, na manhã desta quarta-feira (24.11), da reunião técnico-pedagógica da 5ª edição da Teia da Educação 2021 – “Gestão Colaborativa, Educação Presente”, promovida pela Secretaria de Estado de Educação.
Após encontros em Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim e Ponta Porã, Jardim, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba, a Teia da Educação 2021, foi realizada com gestores da CRE-12, sede Três Lagoas, responsável por 13,7 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino localizadas na região.
Dos estudantes matriculados na jurisdição da CRE-12, cerca de 1,1 mil discentes estão inseridos no ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em 6 unidades, EE Chico Mendes (Água Clara), Cepef – ext. Ramez Tebet (Três Lagoas), EE Bom Jesus (Três Lagoas), EE João Ponce de Arruda (Três Lagoas), EE Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas), EE pe. João Tomes (Três Lagoas)
A Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas é gerida pela professora Marizeth Bazé Kill e coordenadora adjunta Diva Fonseca Soares, são 05 municípios, Água Clara (2 escolas e 2 extensões), Brasilândia (2 escolas e 1 extensão), Santa Rita do Pardo (1 escola e 2 extensões), Selvíria (1 escola e 1 extensão), Três Lagoas (12 escolas e 4 extensões).
A coordenadora da CRE-12 Marizeth Bazé explanou aos diretores jurisdicionados a importância da Teia da Educação 2021 com a participação da secretária de Estado de Educação e toda equipe” momento ímpar para os gestores da nossa região, poder compartilhar conhecimento com toda equipe e afinar as metas e compromissos em prol a melhoria na qualidade da educação das nossas crianças e adolescentes da Rede Estadual de Ensino “, enfatiza Bazé.
Apresentação Cultural
Na abertura da Teia da Educação o professor de Matemática, Ismael Santos de Oliveira, da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, interpretou músicas no saxofone. Já os estudantes egressos e dançarinos Lana Celine Souza, Maria Gabriela Fonseca, Thiago Ramalho, da Companhia de Dança Thiago Ramalho, apresentaram música (Pout pourri) em alusão ao Mato Grosso do Sul.
Investimento na região
Somente na região da CRE-12 as unidades escolares já contam com mais de R$ 19,7 milhões investidos, em reformas e outras intervenções, desde o início da atual gestão, sendo que em Três Lagoas: R$ 18,2 milhões, Água Clara: R$ 880 mil, Selvíria: R$ 488 mil, Brasilândia: R$ 151 mil.
A secretária de Estado de Educação, Cecília Motta, durante a abertura da Teia da Educação, mencionou aos diretores, o desempenho da Coordenadoria Regional no tocante as orientações sobre o retorno às atividades presenciais e apresentou aos gestores o cenário educacional no contexto da pandemia COVID_19, com situação da educação no país, o impacto com a crise educacional no prejuízo à aprendizagem, panorama no mundo, a importância do retorno para garantia dos direitos dos jovens discentes de Mato Grosso do Sul.
Cecilia Motta lembrou aos gestores sobre o Plano Nacional de Educação, “o plano de Mato Grosso do Sul foi o mais ousado, reflexo do compromisso que o Governo de MS tem com os estudantes da REE, nossa Teia da Educação, que está na quinta edição, tem a função de teia humana, de se desenvolver, de formação, em prol a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes e a melhoria da qualidade da educação estadual. MS é exemplo de diversas ações, referência no Brasil, o que fazemos com excelência socializamos para todas as secretarias, reflexo de uma equipe coesa e determinada, exemplo disto é a afinidade e alinhamento que temos com as nossas regionais, através da teia da Educação”, relata secretária.
Investimentos em MS
O Governo de Mato Grosso do Sul tem realizado ações determinantes, no âmbito educacional, por determinação do governador Reinaldo, ao todo, já foram beneficiadas 270 unidades escolares da REE, desde 2015, com mais de 660 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Desde o início da atual gestão, foram mais de R$ 350 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 150 milhões para 2022”, lembrou secretária Cecilia.
Dos diversos investimentos do Governo de MS na Rede Estadual de Ensino está o programa “Escola da Autoria”, que contempla a mudança no sistema de ensino, “até o final de 2022, praticamente 60% das 347 escolas de MS passarão para sistema de ensino em tempo integral”, finalizou Cecilia Motta.
Recomposição da Aprendizagem
Em seu discurso aos gestores da CRE-12, o superintendente de Políticas Educacionais Hélio de Queiroz Daher, lembrou da garantia de um plano simples, organizado e de acordo com a realidade de cada unidade escolar, ao abordar sobre Plano de Recomposição de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
O PRA/MS tem como referências a matriz de referência de Avaliação Estadual, foco de habilidades essenciais do Instituto Reúna para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências), habilidades essenciais do Currículo de Referência de MS para o EF (Arte, Educação Física e Língua Portuguesa), habilidades essenciais do Referencial Curricular de MS para o Ensino Médio, avaliação diagnóstica, escuta ativa e contribuições do grupo estudantil da SED.
Na recomposição da aprendizagem são utilizados os espaços já disponíveis no emprego de tempo e servidores, emprego de espaços, como bibliotecas, laboratórios, salas tecnológicas; Ferramentas tecnológicas, como WebSED, G Suit For Education, videoaulas, entre outros, além de emprego de novos recursos, com ampliação de carga horário de servidores já disponíveis, preparatório online para ENEM e Vestibulares, Plataforma Letrus, bem como novas ações como grupos de estudos integrados de verão e inverno, durante férias e aos sábados, em parceria com universidades.
Novo Ensino Médio
Durante sua explanação, o coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi Oliveira dos Santos, mencionou sobre o Novo Ensino Médio, lembrou que na última terça-feira (16.11) iniciou o período de atualização cadastral, permanência e pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino, para o Ensino Médio. Das 347 unidades escolares da Rede Estadual, 122 escolas estão participando como escola piloto com a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio.
“Ano que vem teremos duas ações distintas, as escolas piloto, que operacionalizaram itinerários informativos, terão parte desenhada pela escola escolhendo área de conhecimento no NEM. Já as escolas não piloto, darão o primeiro passo com todos os itinerários formatados pela SED, com temáticas ofertadas pelo órgão central, com apresentação em reunião técnica”, enfatiza Davi Oliveira.
A proposta de mudança desta importante etapa de formação está prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014 e a implementação oficial ocorrerá no ano de 2022, em toda a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
O Novo Ensino Médio é uma resposta às novas necessidades dos jovens brasileiros, buscando garantir que os estudantes saiam da escola preparados e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.
Planejamento
Os diretores jurisdicionados à CRE-12 puderam acompanhar as explanações da superintendente de Administração das Regionais, Mary Nilce Peixoto dos Santos e do coordenador de Gestão Escolar, Adalberto Nascimento.
Coordenador Adalberto Nascimento, durante o encontro, explanou aos diretores jurisdicionados sobre a discussão em andamento da eleição dos grêmios estudantis da REE, atuação da COGES, protocolo de volta às aulas, além do manual de orientações para os gestores da rede, ações do
monitoramento escolar.
Coordenador relatou aos diretores sobre a abertura de concurso para os profissionais da Rede, com a oferta de 722 vagas, que será realizado – em fevereiro de 2022 – para os profissionais que desejam ingressar na Rede Estadual como efetivos, nas vagas para anos finais do Ensino Fundamental [6º ao 9º ano] e Ensino Médio.
Adalberto Nascimento enfatizou aos gestores da CRE-8 que todas 347 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), localizadas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, receberam 02 microcomputadores para atividades administrativas nas suas respectivas secretarias. Ao todo são 1000 computadores, com investimento no montante de R$ 4.899.000,00.
Na prática, com essa nova aquisição, as escolas poderão aprimorar o ate
ndimento como um todo. Na secretaria da escola, os servidores poderão coletar – e fornecer ao Censo Escolar – informações sobre as turmas, estudantes e profissionais docentes, bem como toda a documenta
ção da unidade escolar. Com essas informações obtidas de forma mais precisa, maior é a exatidão do repasse do Fundeb encaminhado para o Estado, por intermédio do Governo Federal.
Teia da Educação
Marca da atual gestão da Educação de Mato Grosso do Sul, neste segundo semestre de 2021 a 5ª Teia da Educação, já passou pelas regionais de Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados e Coxim, Ponta Porã, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e agora.
Com o tema “Gestão colaborativa, Educação presente”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino. O próximo e último encontro da Teia da Educação 2021 encerra no dia 30 de novembro, em Campo Gran
de, no Centro de Formação Professora Doutora Mariluce Bittar, às 8h da manhã.
Fotos: Vinícius Espíndula e Marinaldo Faques