Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou nesta quarta-feira (7), na Uniderp, em Campo Grande, o segundo encontro presencial do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação da Educação Pública, com diretores e diretores-adjuntos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, realizado com objetivo de apoiar e fortalecer a gestão democrática, com foco na aprendizagem dos estudantes, visando promover um ensino de qualidade e a valorização da educação pública.
Para a diretora do Centro Estadual de Línguas e Libras Fernando Peralta Filho, Marcia Proescholdt Wilhelms, o curso proporciona momentos de ponderação sobre a gestão e os indicadores que refletem o trabalho realizado pela escola. “O curso alerta e chama a atenção da importância do envolvimento de todos que compõem a comunidade escolar em relação ao trabalho que é desenvolvido. Afinal, o gestor das escolas é o guia, é quem conduz e une forças para que tudo seja desenvolvido da melhor forma”, explicou.
De acordo com o diretor da Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, Pedro Anisio Ferreira Novais, o primeiro encontro presencial do curso de aperfeiçoamento, realizado em setembro, foi muito produtivo e a expectativa para o segundo é que, novamente, os gestores possam compartilhar experiências e ideias em prol de melhores resultados nas escolas. “O curso proporciona nos dá essa possibilidade de refletir, por exemplo, como melhor podemos aproveitar os dados das avaliações externas e assim repensar a nossa escola e melhorar a aprendizagem dos estudantes”, afirmou.
O curso segue nesta quinta-feira (8), com a palestra “Políticas educacionais e currículo: o que acontece na escola”, ministrada pela professora Beatriz Basto Teixeira, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), às 8 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. No total, a carga horária do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação da Educação Pública é de 214 horas, sendo 190 horas a distância e 3 encontros presenciais. O terceiro encontro está previsto para março de 2017.