Na primeira etapa do projeto, os alunos participaram de um City Tour, em que puderam visitar pontos turísticos e históricos da cidade, além de apresentações na unidade
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Maria Leite, localizada na rua Porto Carrero, 94, no centro de Corumbá, realizou no mês de setembro o Projeto “Corumbá destes meus sonhos”, idealizado pela equipe que atua no Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA-MS). Em alusão ao aniversário da cidade, que é comemorado no dia 21 de setembro, o projeto foi pensado tendo como um dos objetivos enaltecer as riquezas históricas e culturais do município.
City Tour
Na primeira etapa do projeto, os alunos participaram de um City Tour, em que puderam visitar pontos turísticos e históricos da cidade, como o Cristo Redentor, Jardim da Independência e o Museu da História do Pantanal – Muhpan. Nos locais visitados foram recebidos por profissionais da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e da Fundação de Turismo, que explicaram aos alunos a importância e a história daqueles pontos.
“É muito importante que os nossos alunos conheçam melhor o município onde moram, a nossa cidade é cheia de encantos e belezas naturais, porém muitas vezes os próprios moradores não têm a oportunidade de conhecer os pontos turísticos, por isso pensamos na realização do City Tour”, explicou Hesley Santana, coordenador do AJA-MS na unidade.
Apresentações
Na culminância do projeto, a escola realizou um evento com apresentações musicais e de danças típicas da cidade, os alunos também apresentaram poemas em homenagem ao aniversário de Corumbá. Cada turma ficou responsável por apresentar uma temática, como: comidas típicas, animais do Pantanal e a arte regional. Ao longo do projeto, os estudantes pesquisaram sobre estes temas e se apropriaram destes conhecimentos que envolvem a cultura local.
“O Projeto AJA-MS tem como um dos objetivos exercitar o protagonismo juvenil e fomentar o pensamento crítico do estudante, projetos como este realizado pela E.E Maria Leite demonstram que no processo ensino-aprendizagem, o estudante não precisa ser apenas receptor, mas também o construtor do conhecimento” afirmou Evelyn Campos, técnica da CRE3.