Formação tem como intuito proporcionar reflexões por meio de estudos voltados as questões socioambientais, a fim de dinamizar a prática docente cotidiana.
Campo Grande (MS) – Professores da EE Aracy Eudociack e do Centro de Educação de Jovens e Adultos Ignês de Lamônica participaram da Formação Continuada em Educação Ambiental Crítica. A capacitação foi idealizada e coordenada pelo professor Luiz Henrique Ortelhado Valverde, ofertada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A capacitação é objeto de estudo da pesquisa do professor Luiz Henrique no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. A formação tem como intuito proporcionar aos professores reflexões por meio de estudos voltados as questões socioambientais, a fim de dinamizar sua prática docente cotidiana, assumindo princípios de uma educação ambiental crítica, complexa e dialógica.
O uso das ferramentas tecnológicas digitais como Google Classroon, YouTube e Google Meet fazem-se necessários devido a pandemia. Rodas de Conversas virtuais, desafios e Web Diálogos com professores convidados do Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências servem de aporte teórico para as discussões realizadas nas unidades temáticas.
A capacitação vai de encontro com a Lei 9.795/1999 que prevê a dimensão ambiental estar nos currículos de formação de professores e a Resolução SED 3.322/2017, que trata da oferta, nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, da Educação Ambiental, tema integrante do currículo, essencial e permanente da educação formal, e deve estar presente, de forma articulada aos conhecimentos construídos pelos estudantes, em todas as etapas e modalidades de ensino, e inserida no Projeto Político Pedagógico, contemplando a diversidade dos múltiplos saberes em relação ao convívio cuidadoso com os seres vivos e seu habitat.