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Educação Inclusiva é para todos, na E.E Dr Fernando Corrêa da Costa

  • 24 jun 2019
  • Categorias:Interior
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Combate ao bullying e atividades de ciências, são destaques, com participação dos estudantes da Educação Especial em Aral Moreira.

Campo Grande (MS)  –  Estudantes da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, de Aral Moreira, estão trabalhando o tema bullying, um problema que está sempre em pauta e afeta qualquer escola em algum momento. O trabalho está sendo coordenado pelas professoras Vilma Calonga e Renata Zampar, da sala de recursos, em conjunto com professores de apoio da educação especial e demais docentes. 

De acordo com o coordenador Djalma Santos, embora faça parte da realidade das escolas, a compreensão que se tem a respeito do assunto é, em geral, muito rasa, “a pouca discussão sobre ações eficientes impede o desenvolvimento de boas estratégias para lidar com a questão. Entretanto, o combate ao bullying deve ser uma prioridade das instituições de ensino, pois as práticas de intimidação que constituem tema podem causar enormes danos a toda comunidade escolar. Além disso, os efeitos das agressões caminham por uma longa estrada com os envolvidos e refletem em diversas situações de suas vidas”, menciona Santos.

Estudantes da Escola Dr. Fernando Corrêa da Costa, de Aral Moreira, em atividade de combate ao Bullying (Foto: Divulgação)

Com foco em melhorar a qualidade de ensino dos estudantes, foi trabalhado o tema com comunidade escolar, para que todos possam conhecer e saber como tratar o assunto na escola, “ todos precisam saber sobre o bullying: o que é, quais as causas, quais as consequências e como combatê-lo”, menciona professora Vila Calonga.

Ciências

Os estudantes, inseridos na Educação Especial, realizaram atividade na disciplina de Ciências, com tema central sobre: Fungos e Protozoários, realizado sob orientação do professor Daniel Santos e das professoras de apoio Célia Ortiz, Elaine Bambil e ELis Regina. O desenvolvimento do trabalho tem por objetivo a interação e busca por conhecimento diferenciado com os alunos da Educação Especial, “a educação inclusiva é a base da sociedade. Ela nada mais é do que a consequência natural de uma escola de qualidade para todos”, afirma coordenador Djalma Santos.

Trabalho de Ciências, com alunos da educação especial, sobre Fungos e Protozoários (Foto: Divulgação)

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