O simulado visa orientar aos estudantes quanto à estrutura da avaliação externa, orientar quanto à questão de tempo para desenvolvimento e para as marcações no cartão-reposta.
Para preparar os estudantes do ensino médio nos vestibulares, Enem e concursos, a Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé, em Dourados, aplicou em Julho um simulado (no formato de provas oficiais) para as turmas do 1° ao 3° ano do ensino médio.
O simulado visa orientar aos estudantes quanto à estrutura da avaliação externa, orientar quanto à questão de tempo para desenvolvimento e para as marcações no cartão-reposta. O simulado foi elaborado pelos professores das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O objetivo é oferecer uma experiência prática que simule as condições reais do exame, familiarizando os alunos com o formato da prova, auxiliando-os no gerenciamento do tempo e na identificação de áreas que necessitam de melhoria.
O simulado oferece um diagnóstico detalhado que orienta estudantes e professores na preparação para o exame do Enem (por exemplo, que acontecerá em novembro)
“A aplicação desse simulado (realizado no primeiro semestre assim como um outro previsto para o próximo mês de setembro) vai trazer uma trilha formativa personalizada para cada estudante, dando a ele um direcionamento nos estudos ao longo do ano para fazer o Enem, vestibulares e demais provas. Os professores poderão, também, verificar em seu planejamento como eles podem apoiar, cada vez mais, seus estudantes”, afirma a coordenadora pedagógica Leticia Berloffa.
Organização do Simulado
A gestão escolar, juntamente com a coordenação pedagógica, montou uma estrutura idêntica à do Enem: Chefes de salas, aplicadores, identificação na entrada da sala, distribuição do envelope porta objetos, marcador de tempo, provas de tipos e cores diferentes, transcrição da frase do caderno de questões, gabarito, folha de redação…
A diretora adjunta da unidade escolar, Elaine Guimarães, reforça a importância dessa iniciativa, “a primeira contribuição é vivenciar uma dinâmica muito próxima do Enem. Experimentar todas as sensações e também frustrações. O segundo ponto é cada estudante ter uma ideia individual de como está no processo de aprendizagem. Essa experiência e o resultado que o simulado trará para esses alunos é de grande benefício. Eles podem sair muito felizes desse processo ou perceberem que precisam se preparar um pouco melhor para conquistarem o que almejam”, destaca.
Resultados – Aluno Destaque
Após a aplicação do simulado, foi disponibilizada uma análise detalhada dos resultados com base nesses dados, poderão ser implementadas estratégias pedagógicas específicas para abordar as áreas de maior dificuldade identificadas, garantindo uma preparação contínua e eficaz não só para o Enem, mas para a formação do estudante no ensino médio.
Com a correção e análise dos resultados foram identificados os cinco estudantes (por turma) que obtiveram melhores resultados. Com o objetivo de incentivá-los a sempre buscar o aperfeiçoamento, foi organizada uma cerimônia para premiar e entregar os certificados aos estudantes que foram Destaque no Simulado.
“Iniciativas como essa são fundamentais para a qualidade da educação, oferecendo ferramentas práticas e diagnósticos precisos que ajudam a identificar e corrigir deficiências no aprendizado”, finaliza diretor João Henrique Bueno de Godoy Filho.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.