A unidade apresentou projetos de Iniciação Científica e Qualificação Profissional que reafirma o compromisso com uma educação inovadora, científica e conectada com os desafios contemporâneos.
Os estudantes da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, participaram, nos dias 26 a 28 de junho, do Pantanal TECH 2025, apresentando com destaque os projetos desenvolvidos por meio do PICTEC – Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, além de um projeto do Curso de Qualificação Profissional em Administração.
A participação da escola reafirma o compromisso com uma educação inovadora, científica e conectada com os desafios contemporâneos. Os projetos apresentados foram:
- Projeto – “Preferência de Ocupação de Abelhas Solitárias”, um estudo sobre a influência da profundidade dos ninhos, orientado pela professora Mariele Trindade, o projeto investigou o comportamento de abelhas solitárias, destacando a importância desses polinizadores para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade local.
- Projeto “Ética e Sustentabilidade”, trata sobre o desenvolvimento de Aplicativo para Monitoramento de Queimadas com Enfoque Filosófico e Tecnológico, orientado pelo professor Thiago Barbosa de Brito, combina filosofia, tecnologia e consciência ambiental, os estudantes propuseram um app que contribui para a prevenção e registro de queimadas, unindo ética e inovação.
- Projeto “Rádio e Podcast na Escola”, utilizando a Tecnologia como Ferramenta Metodológica Inovadora para Potencializar a Aprendizagem, orientado pela professora Edijane Fragoso, com foco em habilidades comunicativas, os estudantes criaram uma plataforma de rádio e podcast que fortalece o protagonismo estudantil e amplia as possibilidades de ensino-aprendizagem.
- Projeto “Conexão Pantaneira”, um Guia Completo sobre Comércio, Turismo e Cultura Regional, orientado pelo professor Fábio Aquino Brum, o projeto reuniu dados e informações sobre a cultura e economia pantaneira, resultando em um guia digital que valoriza o comércio local e promove o turismo regional.
- Projeto “Plantas Medicinais do Mato Grosso do Sul – Um Tesouro a Ser Desvendado”, orientado pela professora Joana da Silva Colman Rodrigues, a pesquisa destacou o valor cultural e medicinal das plantas nativas da região, incentivando a valorização dos saberes populares e o cuidado com o patrimônio natural.
- Projeto empreendedor “Alfajor de Cumbaru – Uma Castanha Pantaneira”, desenvolvido pelos estudantes do 3º A do Ensino Médio do Curso de Qualificação Profissional em Administração, o projeto apresentou uma Empresa Artesanal Pedagógica, unindo empreendedorismo, identidade regional e sustentabilidade por meio da confeitaria com ingredientes típicos do Pantanal.
A participação dos estudantes no Pantanal TECH 2025 demonstrou o poder transformador da educação pública de qualidade, com projetos que aliam ciência, cultura, tecnologia e protagonismo juvenil.
“A Escola CEJAR parabeniza todos os estudantes, professores e coordenadores envolvidos, além de agradecer à SED e ao programa PICTEC/FUNDECT pela oportunidade e incentivo à inovação nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, finaliza diretora Cristiane Niz Barcelos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEJAR.