Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues apresentaram, durante o ano de 2015, diversos trabalhos científicos em feiras de ciências realizadas em Mato Grosso do Sul. Como resultado do comprometimento do trabalho desenvolvido por estudantes e professores, a escola foi premiada com o credenciamento de dois trabalhos, desenvolvidos no laboratório científico, para a Febrace 2016: “Confecção de cera depilatória etnofarmacológica com função anestésica e hidratante a partir de extratos de cupuaçu (Theoleroma grandeflorum), cacau (Theolerama cacavo), óleo de amêndoas (Amygdalus sp.) e jambu (Spilanthes acmella) ” e “Etanol obtido a partir de laranjas impróprias para a comercialização”.
O trabalho “Etanol obtido a partir de laranjas impróprias para a comercialização”, realizado pelas estudantes Isabelle Gutierrez da Silva Pereira, Jardane Stefany Pereira da Silva e Thaise Silva Assis, conquistou o 4º lugar na categoria Ciências Biológicas, concorrendo com 41 trabalhos desenvolvidos em escolas públicas e particulares de todo País. Na pesquisa, ao constatarem que 20% da produção nacional de laranjas é desperdiçada, as estudantes elaboraram um método com a utilização da levedura Saccharomyces cerevisiae para a extração de etanol a partir dessas frutas rejeitadas pelo mercado. Desse modo, reduziram o resíduo gerado pela fruta além de utilizar uma matéria-prima renovável para a produção de um biocombustível.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) incentiva a realização da iniciação científica nas escolas da Rede Estadual de Ensino e reconhece a importância da utilização de atividades experimentais, permeando as práticas pedagógicas dentro da escola a fim de ampliar o interesse do estudante pelo estudo, estimular uma aprendizagem eficaz e aproximar a teoria e a prática. A participação das estudantes na Febrace teve o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/MS).