Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Undime/MS, realiza nesta quarta-feira (14.3) o Seminário “Regime de Colaboração: fortalecendo as competências socioemocionais dos estudantes de Mato Grosso do Sul”, das 13h às 16h, no auditório da Assomasul, em Campo Grande.
Com a participação de dirigentes municipais de Educação e técnicos da SED, o evento tem como foco o regime de colaboração para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a construção do currículo de Mato Grosso do Sul e o entendimento de Educação Integral e as evidências do impacto do desenvolvimento socioemocional na aprendizagem dos estudantes.
Na programação do seminário, que contará com a participação da secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta e da presidente da Undime/MS Kalícia de Brito França, as palestras “Regime de colaboração para implementação da BNCC e o currículo do século 21”, do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos; e “Competências socioemocionais no currículo”, de Ricardo Paes de Barros, economista chefe do Instituto e professor no Insper.
Parceria
A BNCC para a educação infantil e o ensino fundamental, homologada em 2017, determina que o referencial curricular precisa incorporar a Educação Integral de forma sistemática, a metodologia de ensino precisa determinar como ela deverá ser ministrada, os professores precisam ser formados de forma que tenham as necessárias competências para promover de forma eficaz essa educação e um sistema de monitoramento precisa ser implantado para verificar se os resultados almejados foram alcançados.
Em razão dessa necessidade e dada a expertise do Instituto Ayrton Senna nessa área, o Instituto coloca à disposição do Estado um serviço de assessoramento para a formação da equipe que se responsabilizará pela construção do currículo de Mato Grosso do Sul, de forma a apoiá-los na definição da proposta de Educação Integral que responda às necessidades da rede, da visão de criança, adolescente e jovem que querem formar, de uma matriz de competências que enderece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes e, também, de metodologias integradoras como elemento dos subsídios para implantação do referencial curricular.
Após o seminário de mobilização desta quarta-feira, estão previstos para os meses de março e abril workshops com laboratórios sobre os temas relacionados à Educação Integral e ao desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de modo integrado ao currículo, à luz da BNCC, além de leitura crítica do texto introdutório do documento.
Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Há mais de 20 anos, a missão do Instituto é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.
Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores, o Instituto Ayrton Senna produz, sistematiza e valida conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.
As ações do Instituto são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o ensino fundamental e o ensino médio, o IAS em 18 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de cerca de 50 mil profissionais por ano e beneficiando a educação de mais de 1,5 milhão de estudantes por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br