Campo Grande (MS) – O primeiro encontro do Fórum de Gestão Escolar reuniu, nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo, secretários de Educação, superintendentes, diretores coordenadores pedagógicos das Secretarias Estaduais de Educação. O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed com o apoio da Fundação Itaú Social.
A abertura do encontro contou com a participação das coordenadoras do eixo estratégico do Consed – Gestão Escolar, Maria Cecilia Amendola da Motta, vice-presidente do Consed e secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul e a professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia. Também participaram da abertura a diretora adjunta da Educação do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros e especialista em gestão educacional da Fundação Itaú Social, Patricia Guedes.
A vice-presidente do Consed, ressaltou que Conselho Nacional de Secretários de Educação decidiu por intensificar a agenda política do biênio 2015-2016, totalmente alinhada ao PNE. “Uma decisão que tem como premissa – o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira”.
A secretária acrescentou, que diante dos desafios da Educação Pública Brasileira, o Fórum de Secretários adotou uma Nova Governança para o Consed, que por meio de seis (6) eixos estratégicos articulados, que alcançará metas e objetivos para uma educação para todos. A professor Cecilia, destacou dentre os eixos estratégicos –a Gestão Escolar, “tema do nosso encontro, contudo cabe ressaltar que todos se relacionam e se integram, pois não se pode pensar em gestão escolar sem uma Base Nacional Comum; uma reformulação do Ensino Médio; sem a valorização dos educadores; sem investimentos em inovação e tecnologia e o financiamento da educação”.
Maria Cecilia também destacou a parceria com a Fundação Itaú Social, seja por meio dos Encontros Temáticos, que tem alcançado resultados efetivos na capacitação da gestão da educação e da gestão escolar nas secretarias. Ou agora, com o Fórum Gestão Escolar, uma nova parceria com a Fundação Itaú Social, e que, “certamente, será mais uma iniciativa de sucesso e de resultados efetivos na gestão escolar das escolas públicas”, pontuou.
A professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia, fez uma homenagem na abertura do evento a servidora Rosilda Shockness, que feneceu em acidente rodoviário quando realizava visita em escolas da rede. Ela era coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar no estado de Rondônia. Emocionada a secretária disse que Rosilda tinha o objetivo de contribuir pessoalmente para a garantia dos direitos de aprendizagem de cada um dos alunos do estado, por meio da melhoria dos processos de gestão. “Atuava com competência e animação à frente das ações do Prêmio Gestão Escolar conseguindo, nos últimos anos, alavancar a participação de muitos educadores. Fará muita falta!”, lamentou.
A secretária Fátima também destacou os conflitos existentes nos modelos de gestão pública das escolas, pois segundo ela, “ao promovermos o melhor professor para diretor escolar, perdemos o bom professor, contudo nem sempre ganhamos o melhor gestor escolar”. Segundo ela, chegou o momento do Brasil realizar um forte investimento na capacitação inicial e continuada e certificação para gestores escolares. “Nós, neste encontro podemos construir juntos uma proposta de diretrizes para gestão escolar pública brasileira”, considerou.
Recentemente, durante a transmissão de cargo, o ministro da Educação Aloizio Mercadante destacou o desafio da qualificação dos Diretores de escolas públicas e reforçou que as soluções vêm sendo conduzidas pelo Ministério da Educação, em parceria com o CONSED.
Parceiros estratégicos
A diretora adjunta da Educação do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros, que apresentou alguns aspectos da educação no Reino Unido.Citou a publicação ‘Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra’, fruto de uma parceria entre o British Council e o Itaú Social, “esta publicação tem como foco primordial o gestor público de educação e busca aprofundar o conhecimento sobre o sistema de formação de diretores da Inglaterra de forma a subsidiar e inspirar estratégias que fortaleçam e qualifiquem ainda mais o papel da liderança escolar, que é o diretor”. Fernanda destacou que a experiência do Reino Unido pode dar uma contribuição para uma excelência em gestão escolar brasileira, seja na troca de boas práticas, seja na realização de missões de cooperação como o curso de liderança escolar ministrado, no conceituado National College for Teaching & Leadership, numa parceria entre British Council, Capes e Consed.
A gerente de educação da Fundação Itaú Social, Patricia Guedes, reconheceu a importância da parceria com o CONSED que teve início com o Prêmio Gestão Escolar. Para Patrícia o encontro é uma oportunidade de ampliar a discussão e as trocas de conhecimento e experiência entre as Secretarias de Educação. Ela aponta que encontros entre gestores e educadores promovem a reflexão sobre as práticas, o dia-a-dia das redes e escolas públicas. Ela também espera que a pesquisa e as experiências apresentadas colaborem com os esforços de formação de lideranças escolares no Brasil, tão estratégica para a melhoria do nosso sistema educacional.
Parâmetros para a Gestão Escolar
A diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais da SEB/MEC, Laura Rossi, também participou do evento e apresentou a proposta da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC que pretende fomentar a qualificação de gestores escolares por meio do Programa Nacional de Formação e Desenvolvimento Profissional de Diretores Escolares.
Segundo Rossi, é uma proposta que amplia o atual Programa Escola de Gestores. “Tal política visa promover, de um lado, a formação e o desenvolvimento profissional de diretores de instituições de ensino e, de outro, a avaliação de conhecimentos e competências profissionais necessárias ao exercício da função”, indicou.
Laura destacou a importância do diálogo com a Undime e o Consed para que “o desenho institucional seja compatível com a gestão democrática e a autonomia de estados e municípios”, concluiu.
A proposta atende ao Plano Nacional de Educação, mais especificamente à Meta 19 e sua estratégia 19.8 – que visa desenvolver programas de formação de diretores e gestores escolares para subsidiar a definição de critérios objetivos para o provimento dos cargos –, e reestrutura a formação em exercício na área de gestão, processo semelhante ao que ocorre com a formação de docentes e coordenadores pedagógicos no contexto dos pactos.
Seleção do Diretor nas Escolas Públicas Brasileiras: Impacto no desempenho dos alunos
Para enriquecer o debate, o evento contou com a pesquisadora do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, Andrea Lucchesi, que apresentou os estudos sobre a seleção do Diretor nas Escolas Públicas Brasileiras: Impacto no desempenho dos alunos. A pesquisadora apontou alguns dados sobre seleção de diretores, que indicam uma falta consenso sobre a forma como a seleção do diretor impacta diretamente sobre o aprendizado dos alunos. Lucchesi destacou ainda que segundo a pesquisa o perfil do diretor escolhido “muda com a forma de seleção e o perfil e as características dos diretores (experiência – prática e tempo, incentivo à formação continuada) são mais importantes do que a forma como são selecionados”, pontuou.
Ela também destacou a importância do trabalho de longo prazo dos diretores e elencou alguns efeitos negativos como a característica identificada nos diretores indicados politicamente, “que permanecem menos tempo nas escolas e incentivam menos a formação continuada dos seus professores”.
Grupo Executivo do Fórum Gestão Escolar
No final do evento foram eleitos os membros do grupo executivo da temática. Representando a região sul Eziquiel Menta, do Paraná e Maristela Fagherazzi, de Santa Catarina; a região sudeste Ana Valéria Dantas, do Rio de Janeiro e Renata Libardi, do estado de São Paulo; representante da região centro-oeste Fábio Pereira de Souza, do Distrito Federal e Gislaine Mesquita, de Goiás; na região norte Evaldo Viana, do Acre e Elizabeth Siqueira, de Rondônia; e na região nordeste José Welto Gama, de Sergipe e Edione Cabral, de Pernambuco.
Fonte: Consed