Organizado pelo Caed, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento ocorreu entre os dias 01 e 03 deste mês e contou com importantes nomes do Brasil e do Exterior.
Campo Grande (MS) – Neste início de julho, um importante evento reuniu profissionais da Educação na cidade de Juiz de Fora, localizada no interior do Estado de Minas Gerais. O 1º Encontro Internacional sobre Avaliação Formativa e Digital promoveu, entre os dias 01 e 03/07, o encontro de pesquisadores e educadores especialistas em avaliação e gestão, com a participação de profissionais do Brasil, França, Luxemburgo, Itália e Portugal.
Promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), o evento foi uma oportunidade para conhecer mais sobre novos processos e formas de aferir a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos, e em diferentes suportes.
Durante três dias, o encontro teve a participação de uma equipe de gestores e técnicos de diferentes setores da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). O grupo contou com as professoras Márcia Proescholdt Wilhelms (COPEP), Edma Ferreira da Silva Souza (CFOR), Luciana Guilherme da Silva e Maristela Alves da Silva Teixeira (SUPAI), além do professor Flávio Serafim de Souza (COPEF).

O evento buscou a discussão de temas como a “Avaliação da Criatividade e do Pensamento Crítico”, “Alfabetização e Avaliação Digital: a experiência do Caed com as medidas de fluência”, “Educação Matemática e Avaliação Digital”, entre outros. De acordo com a proposta do encontro, “o uso das avaliações em grande escala – para fins formativos – visa orientar uma intervenção com condições de levar todos os estudantes à conclusão da escolarização com sucesso, ou seja, com aprendizado efetivo”.
Evolução
Assunto amplamente tratado pela organização do Encontro, a avaliação da educação pública conheceu, nas duas últimas décadas, um grande avanço no país, expresso na consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, cujos primeiros passos datam do início dos anos 90, e nos programas estaduais de avaliação que a partir de 2000 vieram a se alinhar com o SAEB e a expandir as avaliações para outras etapas da educação.
Em algumas unidades da Federação, as avaliações formativas se expandiram para cobrir outras etapas, muitas vezes com foco na implementação dos currículos e a intenção de apoiar os esforços dos profissionais da escola de melhor orientar a sua prática.