Campo Grande (MS) – No fim de agosto, Campo Grande sediou a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Foram três dias de aprendizagem e troca de experiências entre estudantes e professores, com a participação de 43 escolas estaduais, municipais e Institutos Federais, divididos em equipes de estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental (nível 1) e equipes de ensino médio (nível 2).
A competição é composta por um circuito com os robôs de lego ou arduino, construídos e programados pelos estudantes, tendo o professor como mediador. Os robôs deveriam percorrer uma linha para cumprir a prova. A primeira equipe colocada de cada nível garantiu a vaga para a OBR Nacional, que acontecerá em outubro, em Recife.
O projeto de robótica Educacional tem crescido em Mato Grosso do Sul, incentivado pelas parcerias entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o apoio da Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Coted/SED) e dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) na criação de clubes de robóticas.
Confira a classificação estadual:
Nível 1:
1º Escola Municipal Ignês Andreazza – Ponta Porã
2º Escola Paulo Freire – Campo Grande
3º Escola Estadual Dom Aquino Correa – Amambai
Nível 2:
1º Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Ponta Porã
2º Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Jardim
3º Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Ponta Porã