Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) entregou nesta quarta-feira (6) 44 bicicletas para as escolas estaduais participantes do Projeto “Educação Patrimonial: Visitando e Conhecendo os Museus em Campo Grande”, no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes. “Um projeto educacional transcende as portas da escola, a educação vive um momento diferente. Já foi o tempo que o quadradinho da sala de aula era o único lugar dos saberes, muitos são hoje como o museu. Tudo isso é aprendizagem e tenho certeza de que todos os estudantes que estão aqui se dedicaram nesta iniciativa e devem se sentir premiados por ganharem conhecimento”, afirmou a secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta.
A SED convidou os professores de todas as áreas do conhecimento, que atuam no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio nas escolas estaduais da Capital, para participarem do projeto “Educação Patrimonial: visitando e conhecendo os Museus em Campo Grande”, promovido pela Rede Estadual de Ensino e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O evento cultural, com visitação aos museus, aconteceu durante todo o mês de maio, com o tema “Museu e Paisagens Culturais”. “Amei as visitas aos museus. A gente viu esculturas, quadros, pedras brilhantes, animais empalhados e o que mais gostei foi o quadro da Divisão do Estado e a escultura da Conceição dos Bugres”, explicou Miriam Vicente, da EE Professora Zélia Quevedo Chaves.
Os professores enviaram suas propostas pedagógicas (planos de aula) para serem selecionadas 10 salas de 6o ano e 10 salas de 1o ano. Com as visitas, a escola proporcionou aos estudantes uma melhor compreensão da importância da preservação histórica material e imaterial do Estado, a partir da adoção de novas práticas pedagógicas e a utilização de outros ambientes de aprendizagem e contribuiu significativamente para melhoria da qualidade da educação. “Temos que agradecer aos nossos alunos, coordenadores e professores que se empenharam neste projeto, assim nossos alunos podem sair e conhecer coisas que na escola não é possível. Espero que sempre tenhamos essa força de levar eles pra outros lugares. Só temos a agradecer à SED e à Fundação de Cultura por este projeto”, disse o diretor da EE Profª Zélia Quevedo Chaves, Marcio José de Souza e Silva.
Os estudantes visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MARCO); Museu de Imagem e Som (MIS); Museu de Arqueologia de Mato Grosso do Sul (MuArq); Museu de Cultura Dom Bosco – (MCDB) e Museu Histórico de Medicina. As escolas selecionadas passaram por alguns critérios: Planejamento do plano de aula, com foco nas ações pedagógicas antes e depois da visita de campo; presença da interdisciplinaridade na abordagem dos conteúdos; relacionamento dos conhecimentos de cada disciplina, envolvendo a promoção da identidade cultural e da cidadania sul-mato-grossense e critérios avaliativos em relação aos estudantes, antes e durante a participação nas visitas guiadas aos museus.
A premiação contou com a presença do superintendente de Cultura da Sectei, Zito Ferrari e com a apresentação musical dos estudantes do Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem da Escola Estadual Riachuelo, com a paródia “É preciso Educação”, inspirada da música “É preciso saber viver”, dos Titãs e o rap “Ideia Forte”, criado pelo estudante Carlos Eduardo Irala.
Escolas premiadas:
EE Professora Zélia Quevedo Chaves
EE Marçal de Souza Tupã-Y
EE Teotônio Vilela
Escolas participantes:
EE 11 de Outubro
EE Luiza Vidal Borges Daniel
EE Zélia Quevedo Chaves
EE Maria Rita de Cassia Pontes Teixeira
EE Elia França Cardoso
EE Maestro Heitor Villas Lobos
EE Coração de Maria
EE Hércules Maymone
EE Marçal de Sousa Tupã-y
EE Teotônio Vilela
EE Arlindo de Sampaio Jorge
EE Arlindo de Andrade Gomes
EE José Maria Hugo Rodrigues
EE Maestro Frederico Liebermann
EE Alice Nunes Zampiere
EE Rui Barbosa