Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual José Serafim Ribeiro, de Jaraguari, tiveram a oportunidade de aprender a fotografar utilizando seus celulares, aliando conteúdo teórico e prático por meio de exercícios de criatividade e sensibilização para aprimoramento e percepção para composição da imagem fotográfica digital.
A atividade “MobGrafia – um olhar pelo celular”, desenvolvida pelas Coordenadoria de Tecnologia Educacional e Coordenadoria do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado de Educação (SED), foi realizada com as turmas do 1º ano B e 8° ano C da escola, com objetivo de despertar nos estudantes a criatividade e assim, com os professores, explorarem os diversos espaços da escola buscando desenvolver um “olhar diferente” para esses espaços.
Inicialmente, os estudantes ficaram em sala com a professora Rafaela Chivalski, para uma palestra sobre os conceitos e história da MobGrafia. Em um segundo momento, o grupo saiu para fotografar e posteriormente, divididos em grupos menores liderados por monitores, seguiram para a edição das fotos. O fechamento da atividade aconteceu em sala, momento em que as fotos foram projetadas para que todos pudessem socializar como foi o processo criativo.
Para a estudante Chrysllary Azevedo Diehl, do 1º ano B, 16 anos, o curso foi uma boa experiência. “Podemos olhar as coisas de uma forma diferente, mais criativa. A técnica da edição de fotos foi interessante porque todos ficaram muito envolvidos”, contou. Já Hosana Lima de Arruda, 8° ano C, 12 anos, o curso proporcionou mais conhecimento sobre arte. “Tudo que a gente faz é arte, desde a fotografia, a pintura. Gostei da união, isso mostrou que podemos trabalhar melhor em grupo”, afirmou.
O professor Miller Dinardi relatou que o curso utiliza o celular como recurso pedagógico para trabalhar diversos conceitos por meio da fotografia, permitindo a criatividade e autonomia. “O curso despertou o trabalho em equipe, onde os alunos interagiram fazendo uma nova leitura do espaço da escola, após as fotografias tiradas e editadas por eles. Adquirimos novos conhecimentos, um olhar diferenciado, novas técnicas e aplicativos que permitem uma visão diferenciada do ambiente que fotografamos”, finalizou o professor.
Confira o resultado deste projeto:
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