Campo Grande (MS) – Em março deste ano, a Escola Estadual Eduardo Perez, de Terenos, alcançou uma grande conquista. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Tainara Conceição Borges, ficou em primeiro lugar no Concurso de Redação dos Correios, que trabalhou o tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’’. A vitória proporcionou para a estudante a premiação de R$ 2.000,00, e para a escola, o valor R$ 2.500,00.
Agora no mês de novembro, a Escola novamente viu seus estudantes chegarem mais longe. Primeiro, foi o estudante João Victor Magalhães da Silva, do 8º ano, que foi finalista do Programa Agrinho, onde ele produziu um texto do gênero artigo de opinião e está entre os cinco finalistas, com o tema “Produzindo água no campo: O Agro preservando o maior bem da Terra”. A cerimônia marcada para o dia 04/12 anunciará a classificação de João Victor e seu respectivo prêmio. Já o professor responsável será contemplado com um notebook 14’.
Em seguida, mais dois estudantes da escola, Maria Vitória da Silva Rezende (7º ano) e Leonardo Rafael Bonfada (8º ano), ficaram em primeiro e segundo lugar na etapa estadual, respectivamente, na Categoria Redação I, que premia estudantes do 6º ao 9º ano. O Concurso de Redações foi promovido pela Defensoria Pública da União, que trabalhou o tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”.
Com o triunfo, o professor orientador dos alunos receberá uma placa de homenagem. Já Maria Vitória será contemplada com um tablet e Leonardo ganhará um certificado e uma medalha de honra ao mérito.
E por fim a estudante Sarah Emilly Tatsch da Paixão, que ficou entre as três melhores redações na Categoria 8º Ano do Ensino Fundamental no Concurso de Redações realizado pela Controladoria Geral da União (CGU). Um Concurso realizado em nível nacional, onde são selecionadas as três melhores redações do país em cada categoria, e a redação de Sarah está entre elas. Com o tema “Ser Honesto é Leal”, a CGU estimulou os estudantes a trabalharem assuntos como corrupção e ética.
Para a estudante Sarah ter participado do concurso foi uma experiência muito válida, pois lhe permitiu a formação de novas possibilidades de argumentação para temas abrangentes; e afirma também que ficou muito feliz com a conquista. Pelo feito, a educanda ganhará um tablet, assim como o professor responsável, Ernani da Silva Vargas, que também orientou todos os estudantes da Escola, que foram vencedores nos concursos.