Campo Grande (MS) – Em uma ação realizada em parceria pela Secretaria de Estado de Educação (SED) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), os estudantes, professores e equipe pedagógica do Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem da Escola Estadual Riachuelo, de Campo Grande, foram ao teatro para a assistirem à peça “Três Vírgula Quatro na Escala Ricther”, uma releitura de temas e conflitos familiares.
O nome da peça não revela muito sobre seu enredo, mas talvez isso seja proposital. “Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter” é um espetáculo dirigido por Nill Amaral, com texto de Éder Rodrigues e elenco robusto, com elementos de cena interessantes, a peça desfila inúmeros significados dentro de um enredo coeso e extremamente atual.
Outro ponto que pode ser entendido sobre a peça é a questão da mãe como uma figura revestida de grilhões subjetivos, por sua condição. A dona de casa precisa ser dedicada à família, que abdica de sonhos e de sua personalidade própria, pela obrigação de gerir um lar e os anseios de todos que vivem ali, menos os seus. Apagada, conformada, ela teme se tornar uma peça da mobília, sem ser notada por ninguém. Em um sistema onde muitas mulheres ainda acreditam que esse seja seu papel, a busca de Madona por personalidade, vida e liberdade, se torna ainda mais importante.
Três Vírgula Quatro Graus da escala Ritcher quer ainda chamar a atenção das pessoas, que vivem mais no mundo virtual, e se esquecem das relações próximas. As pessoas estão juntas, mas cada uma olhando em seu aparelho e se conectando ao Mundo.