Projeto Conectando Saberes, da Fundação Lemann, cria redes de diálogo por todo o País para reforçar comprometimento com grupos de professores.
Campo Grande (MS) – Uma oportunidade para aproximar professores de diferentes escolas no mesmo ambiente para discussão e trocas de experiências. Assim foi o final de tarde – e início de noite – de quatro professores da Rede Estadual de Ensino nesta segunda-feira (29), na Escola Estadual Teotônio Vilela, bairro Universitária II.
Fruto de um trabalho encabeçado pela Fundação Lemann, a Rede Conectando Saberes conta com mais de 350 educadores organizados em 36 núcleos em todos os estados do Brasil, 22 deles criados em 2018. Com o objetivo de trabalhar para uma educação pública de qualidade para todos, a entidade apoia pessoas e organizações comprometidas em resolver os principais desafios sociais do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).
Responsável por essa etapa de reuniões, o coordenador de Projetos da Fundação, Carlos Henrique Uehara, falou sobre a aproximação com os professores, promovida pela iniciativa. “Hoje temos a oportunidade de dialogar com profissionais em diversas regiões do Brasil e isso é muito enriquecedor. Aqui, em MS, temos um grupo formado por vários professores e cada um deles contribui para a troca de boas práticas. (…) Isso potencializa ainda mais nosso trabalho, visando alcançar a excelência na educação pública”, declarou.
Durante a reunião, os participantes deixaram observações e sugestões sobre os temas levantados pelo coordenador da Fundação. Os professores Anderson, Varnes, Washington e Patrícia, integrantes da Rede, se juntaram ao diretor-adjunto da EE Teotônio Vilela, professor Valter Queiroz, que falou sobre a valorização dos profissionais e de que forma isso pode ser trabalhado junto aos professores e, até mesmo, com os estudantes. “Hoje eu procuro conversar muito com todos os nossos professores sobre a importância de ser um profissional dessa área. Falamos com os estudantes e procuramos estimular os jovens a pensar sobre a carreira docente da mesma maneira”, explicou Valter.
Professor de Literatura da Rede Estadual de Ensino (REE), ele também falou sobre o envolvimento dos professores com os projetos e os frutos colhidos com isso. “Na hora de pensar nas ações, e até mesmo durante a execução delas, também procuramos mostrar que se trata de um trabalho conjunto e que a valorização dos envolvidos também virá para todos. A questão é a forma que o diálogo é promovido”, declarou o professor, responsável – ainda – pelo núcleo da Rede Conectando Saberes de Campo Grande.
Agenda
Além da capital de Mato Grosso do Sul, entre os dias 22 de outubro e 9 de novembro, Carlos Uehara segue representando a Fundação em diversas cidades, tais como Joinville (SC), Assis (SP), Novo Horizonte (SP), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Barcarena (PA), São Luís (MA), Açu (RN), Coruripe (AL) e Lagarto (SE).
Mais informações no site www.fundacaolemann.org.br.