O Shisima é um antigo jogo praticado no Quênia, seu país de origem e foi criado, a partir da observação das pulgas d’água, sobre a superfície das lagoas.
Com a finalidade de trabalhar raciocínio lógico, estratégia e ações de antecipação, os estudantes do 8º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, estão, nas últimas semanas, praticando jogo de tabuleiro Shisima, sob orientação da professora de Matemática Nereide Galvão.
O Shisima é um antigo jogo praticado no Quênia, seu país de origem e foi criado, a partir da observação das pulgas d’água, sobre a superfície das lagoas. Na língua tiriki, povo inventor do jogo, “shisima” significa “extensão de água”.
É um jogo ágil, que envolve pensamentos e movimentos ágeis. Suas peças são chamadas de “imbalavali” ou “pulgas d’água”, pois as pulgas d’água movimentam-se tão rápido na água, que é difícil conseguir acompanhá-las com o olhar.
“É interessante de ser aplicado em escolas para se abordar conteúdos matemáticos, em especial, de geometria e medidas, além de se compreender um pouco como os povos africanos influenciaram na cultura brasileira”, lembra professora Nereide.
“A gestão JGP parabeniza à professora pela iniciativa e trabalha em busca de uma educação pública de qualidade, compromisso e excelência”, finaliza diretora Érica Oliveira.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.