O guia de atividades tem como objetivo destacar as características, os desafios e as necessidades de ações conjuntas para a conservação do bioma Pantanal
A coordenadora adjunta Rosely Lopes Soares da Rosa Mansilla e a assessora pedagógica Juliana Gouveia Gonzalez, da CRE 3 (Coordenadoria Regional de Educação) de Corumbá, participaram no início do mês, do lançamento e capacitação do material de educação ambiental intitulado “É Fogo! Pantanal”, desenvolvido no âmbito da Rede Pantanal e em colaboração com diversas instituições do Estado.
O lançamento aconteceu na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no campus Pantanal em Corumbá, com a presença dos autores do livro: Yara Araújo, João dos Reis e Liana Anderson; além de representantes das secretarias de Educação de Corumbá e Ladário, Prevfogo e IBAMA.
Em 2020 foi criado o projeto Rede Pantanal de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, devido aos altos índices de incêndios no Pantanal. Este projeto tem vigência até outubro de 2024 e tem como equipe executora mais de 50 pesquisadores de mais de 20 instituições do Pantanal e de outras regiões do Brasil, sob coordenação do pesquisador Geraldo W. Fernandes (UFMG). O projeto tem como ponto focal a comunidade escolar.
O Livro “É fogo! Pantanal” é um guia de atividades educacionais e visa promover a reflexão sobre a capacidade transformadora da produção e disseminação de dados e informações gerados pela comunidade. Ao circular esse conhecimento para toda a sociedade, a comunidade tem o potencial de contribuir para mudar o cenário de ameaças e impactos que as queimadas e incêndios da vegetação impõem atualmente às comunidades e ecossistemas.
O guia de atividades tem como objetivo destacar as características únicas, os desafios e as necessidades de ações conjuntas para a conservação do bioma Pantanal, por meio de atividades interativas que visam:
- Aumentar a compreensão sobre o comportamento do fogo e suas peculiaridades para o bioma;
- Apresentar os riscos de incêndios na vegetação e as formas de mitigá-los;
- Destacar a importância da colaboração de múltiplos atores em ações de planejamento e monitoramento;
- Fomentar o pensamento crítico sobre os impactos ambientais e suas soluções;
- Educar para reduzir o risco de desastres associados às queimadas e incêndios na vegetação;
- Melhorar a capacidade de autoproteção local e regional.
Todas as escolas estaduais receberão um exemplar do guia de atividades, doados por Yara Araújo, umas das autoras do livro.
“Este material é muito rico e interativo, tenho certeza que pode ser mais um incentivo para os nossos estudantes”, finalizou Rosely.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo CRE 3