Campo Grande (MS) – O Ministério da Educação (MEC) solicitou apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no intuito de mobilizar a participação na chamada pública para que instituições escolares e não escolares apresentem suas propostas criativas e inovadoras de educação. A relação com a comunidade é um dos temas que será pesquisado.
Participaram da reunião a assessora especial do MEC, a socióloga Helena Singer; o presidente do Consed e secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; os vice-presidentes do Conselho, Osvaldo Barreto, da Bahia; Rossieli da Silva, do Amazonas; Antônio Neto, do Rio de Janeiro; Maria Cecilia Amendola da Motta, de Mato Grosso do Sul; e os secretários Jorge Carvalho, de Sergipe; Rejane Dias, do Piauí; Haroldo Rocha, do Espírito Santo; Macaé Evaristo, de Minas Gerais; Fred Amâncio, de Pernambuco; Raquel Teixeira, de Goiás; Marco Antônio Brandão, do Acre e Herman Jacobus, de São Paulo.
Segundo a assessora especial do MEC, a socióloga Helena Singer, o objetivo do encontro foi apresentar o perfil das iniciativas, assim como a sua extensão e distribuição geográfica pelo país. “É uma chamada pública para instituições que já praticam a inovação na gestão, na metodologia, na relação com a comunidade, na articulação intersetorial para garantia dos direitos das crianças e jovens. Instituições escolares e não escolares poderão se inscrever”, afirmou a representante do MEC.
O presidente do Consed, Eduardo Deschamps, disse que o Conselho sempre está à disposição para contribuir com a divulgação e mobilização de boas iniciativas numa busca permanente de “união de esforços, respeitando-se as características e possibilidades de cada ente federado, mas com foco numa organização baseada na cooperação federativa”, afirmou.
Afirmou ainda que o Conselho pode contribuir, especialmente, na articulação de outras iniciativas ligadas aos usos de tecnologias na educação, que sejam similares ao objetivo da chamada pública, das quais a entidade é parceira conjuntamente com instituições do terceiro setor com ações em educação a exemplo da Fundação Telefônica, do Gelp, da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e da Fundação Santillana entre outros.
Entre as contribuições dos outros secretários, a secretária Macaé Evaristo, de Minas Gerais, sugeriu que o Ministério da Educação programasse uma segunda chamada pública, após a fase das escolas, com foco nas iniciativas de rede e dos arranjos educacionais, utilizando como ponto de referência o mapeamento das necessidades das escolas identificadas nesta fase vigente.
O secretário Antônio Neto, do Rio de Janeiro, também destacou que um modelo de mapeamento de iniciativas educadoras entre as redes é muito importante, mas ressaltou que “o grande desafio é como estabelecer o compartilhamento e criar efetivamente políticas públicas de educação”.
Chamada Pública
As inscrições podem ser feitas por meio do portal Inovação e Criatividade até o dia 23 de outubro. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 11 de dezembro. http://criatividade.mec.gov.br/
A iniciativa busca criar as bases para uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando os colégios e organizações a colocarem em prática concepções de educação que rompam com o padrão tradicional e se desafiem a criar modelos que formem as pessoas em uma perspectiva do desenvolvimento integral.
Grupo de trabalho
A chamada pública faz parte de uma iniciativa mais ampla do MEC que visa ao fortalecimento de experiências inovadoras e criativas de educação. O ministro Renato Janine Ribeiro criou um grupo de trabalho nacional, sob a coordenação da assessora Helena Singer, composto por uma rede de escolas, universidades, centros de pesquisas e organizações da sociedade civil.
Além do grupo nacional também foram criados outros 8 grupos de trabalho regionais que, segundo Singer, reúnem ao menos 105 pessoas em todo o país. A Associação Cidade Escola Aprendiz participa do grupo de trabalho nacional e compõe a coordenação do grupo de trabalho regional de São Paulo.
Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica
Objetivo: Criar as bases para uma política pública de fomento à inovação e criatividade na educação básica
Objetivos Específicos:
- Estabelecer parâmetros e referenciais em inovação e criatividade na educação básica.
- Conhecer a extensão, a distribuição geográfica e o perfil da inovação e criatividade na educação básica brasileira.
- Fortalecer as organizações educativas inovadoras e criativas.
- Ampliar o impacto das experiências inovadoras relevantes para além de seu polo inicial.
- Criar, ampliar e qualificar a demanda social por educação inovadora e criativa.
- Promover a formação de educadores abertos e qualificados para a inovação e criatividade.
- Promover a reorientação das políticas públicas de educação básica a partir do referencial da criatividade e inovação.
Fonte: Consed