Objetivos são de promover a interdisciplinariedade, trabalho em equipe, sensibilização quanto a diversidade em todas as suas faces, entre outros.
Campo Grande (MS) – No dia 20 de novembro, data comemorativa à “Consciência Negra”, a Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, em Corumbá, apresentou como premissa inicial, trabalhar com as diferenças culturais, com o projeto Multiconsciência.
Docentes e turmas do ensino fundamental ao médio foram envolvidos, inclusive os reeducandos do sistema prisional. Toda a comunidade escolar, incluindo os pais, foram convidados a prestigiar a culminância do projeto, realizado na sexta-feira (22.11). No horário das 07h às 09h houve exposição de trabalhos pedagógicos, já a partir das 09h houve apresentações culturais.
Através da realização do projeto desenvolveu-se nos estudantes reflexões e atitudes conscientes de respeito e valorização do próximo, quer seja esse próximo igual ou diferente dele em seus inúmeros aspectos. Além disso, que ao desenvolver seus trabalhos para exposição aprimoraram habilidades de pesquisa e estética.

Nossa sociedade, ainda permanece preconceituosa e discriminadora. Provavelmente, grande parte de nós, inseridos nessa sociedade, é portadora de preconceitos. Aceitar essa afirmativa implica não só combater o preconceito do outro, mas em si próprio.
De acordo com idealizadores do projeto, essa constatação leva à concluir que o questionamento do preconceito envolve raciocínio, o conhecimento da sua história, assim como das razões do seu surgimento na sociedade e em nós.
É importante perceber que foram construídas, em nós e no outro, estruturas afetivas que trazem rejeição e aceitação das diferenças, carregadas de emoções, que vem facilitar ou dificultar a sua superação, pelo fato de serem sentimentos íntimos, muito difíceis de serem superados e até mesmo de serem reconhecidos.

A chave para esta realidade consiste em aprender a conviver com os outros, reconhecendo seus semelhantes como idênticos em dignidade e direitos. Ou seja: é necessário defender-se a existência de “Uma igualdade que não reconhece qualquer forma de discriminação e de preconceito com base em origem, raça, sexo, cor, idade, religião e sangue entre outros” (CURY, 2000).
O intuito é que professores, equipe pedagógica e direção escolar devam tornar visível a diversidade, discutir as diferenças, entender e ouvir os outros, pois estas são experiências que ajudam a abordar o desconhecido, com a informação necessária para quebrar os mitos e estereótipos que são a base da discriminação.
A LDB (Lei nº9394/96), em seu artigo 32º, inciso III, afirma que o ensino deve ser transmitido, buscando a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores e estabelece a escola como responsável pela formação do cidadão, sendo também, sua função desenvolver valores para se viver na sociedade e dela participar.

Portanto, é fundamental que a escola não promova somente o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas que também contribua na formação para que estes construam seus próprios conceitos e valores, estabelecendo o que é fundamental para sua formação. O foco desse trabalho em nossa escola, volta-se para as diferenças entre identidade, etnia, cultura, ambiente entre outros, que são enormes e portadoras de muitas riquezas e desafios.
Assim, a consciência é de todos a gerar a Multiconsciência em um bem comum, multiconsciência que visa despertar a consciência em seus vários aspectos, onde a palavra de ordem é “ Respeito”. Dentre os objetivos estão: Promover a interdisciplinariedade; o trabalho em equipe, a sensibilização quanto a diversidade em todas as suas faces; o conhecimento e valorização da cultura regional e o aprimoramento dos dons artísticos dos alunos.
Para a elaboração das atividades relativas ao projeto foram realizadas pesquisas, leitura e interpretação de texto, visualização de documentários e reportagens, utilização de recursos midiáticos e oficinas com materiais diversos.