Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Obra infantojuvenil inspira projeto de caligrafia na EE Professor Ulisses Serra

  • 18 dez 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Campo Grande
  • Compartilhar:

Escrever ajuda, não só a lembrar o que estudou, mas também a aprender melhor.  Pensando no quanto essa prática de escrita é importante no desenvolvimento cognitivo foi implantado o projeto.

Os estudantes do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Ulisses Serra, localizada no Núcleo Industrial, em Campo Grande, participaram de projeto de leitura e caligrafia, inspirado no livro “A Caligrafia de dona Sofia”, de autoria do escritor infantojuvenil André Neves.

O projeto “A Caligrafia da D. Sofia”, desenvolvido pela professora Ione Eler e Herler, de língua portuguesa, tem por escopo trabalhar a caligrafia dos sextos anos, para que tenham mais facilidade no aprendizado, pois estão exercitando o cérebro e fazendo conexões neurais que auxiliam no aprendizado; Aprendam o traçado de cada letra, bem como diferenciar letras maiúsculas e minúsculas; Aprendam a norma culta da língua; Tomem gosto pela escrita, visto que ela se tornará mais bonita e agradável; Sintam-se orgulhosos e felizes com a própria escrita, além de auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade visto que a caligrafia ganha contornos pessoais.

Atividade resgata caligrafiia com estudantes do sexto ano do EF

“Primeiramente fizemos a leitura da obra e apresentei o projeto para os estudantes, depois, uma vez por semana, durante uma aula, eles fizeram todo o alfabeto no caderno de caligrafia e finalmente o nome completo. Por último, como D. Sofia fazia, copiaram com letra caprichada poemas de livros diversos,  entre eles ‘Para ler e reler’, e colamos os poemas em cartolina fazendo cartões.  Na culminância, os alunos leram os poemas e foram orientados a dar os cartões de presente para alguém (mãe,  pai, avó…)”, enfatiza professora Ione Eler.

Resgate

A escrita à mão está sendo deixada de lado a cada dia por causa do uso constante de celulares e computadores. Sendo assim, a escola é praticamente o único lugar onde as crianças e adolescentes terão contato com a escrita à mão e cursiva. Contudo, como o tempo de aula é muito curto, a prática não é constante e, por esse motivo, muitos alunos chegam aos anos finais sem saberem a diferença entre letra maiúscula e minúscula.

Estudantes do sexto ano durante execução do projeto na unidade escolar

Segundo estudo de Van der Meer, publicado na Revista Galieu, o cérebro tanto das crianças, e dos das pessoas em geral, fica muito mais ativo quando escrevem à mão com letra cursiva. “O uso de papel e caneta dá ao cérebro ‘ganchos’ para pendurar suas memórias” (VAN DER MEER, sd, sp). “Ou seja, escrever ajuda, não só a lembrar o que estudou, mas também a aprender melhor.  Pensando no quanto essa prática de escrita é importante no desenvolvimento cognitivo, desenvolvemos esse projeto”, reforça professora Ione.

“Esperamos que, ao final desse projeto, os estudantes dos sextos anos tenham desenvolvido a escrita cursiva de forma efetiva a pondo de terem uma caligrafia legível, além melhorar o aprendizado. Por esse motivo, entendemos a importância da escrita cursiva no desenvolvimento dos estudantes, visto que a escola será, possivelmente, o único lugar onde as crianças e jovens terão oportunidade de usar esse tipo de escrita tão importante ao desenvolvimento humano”, finaliza o gestor Edivaldo Luís Camargo

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

 




 

Últimas Notícias

  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
  • Família e escola unidas pelo sucesso: E.E. “Semíramis Carlota Benevides da Rocha” promove 2º Encontro de Integração
  • Ariadne Cantú e Miguel de Cervantes inspiram “Maio Amarelo” na EE Professor José Pereira Lins
  • Estudantes do Ensino Médio exploram oportunidades no Mundo SENAI em Rio Verde
  • Microrganismos em Ação: O que os olhos não veem, a ciência revela
  • EE Ester Silva vence “Desafio Ecológico das Escolas”, em Bela Vista
  • Dia do Meio Ambiente mobiliza escola com campanha de coleta de lixo eletrônico
  • Consciência ecológica é trabalhada na EE Professora Floriana Lopes
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital