Ações estão previstas no Projeto Político-Pedagógico da Escola e visam a importância do autocuidado
Na segunda-feira (22), os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, localizada em Nova Andradina, participaram de duas palestras que tiveram como objetivo a melhora na qualidade de vida dos alunos ao conscientizá-los sobre a importância de cuidar da higiene bucal e para que façam escolhas alimentares adequadas.
Os cuidados essenciais para uma boa higiene bucal
Conduzida pelo odontólogo Thiago Duarte e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do mesmo município, a equipe gestora informou que inicialmente foi abordado sobre a importância de ter uma boa higiene bucal, a qual é possível com a realização da escovação e o uso do fio dental para a remoção de resíduos de alimentos dos dentes e prevenção da formação de placa bacteriana.
Também foi enfatizado pelo profissional convidado a necessidade de os alunos visitarem regularmente o dentista para a realização de exames e limpeza, e que eles se atentem aos alimentos que consomem, pois uma alimentação equilibrada, com baixo consumo de açúcar, colabora para a saúde dos dentes e gengivas. Para o odontólogo Thiago Duarte, “ao aplicar essas práticas no dia a dia, é possível evitar o surgimento de cáries, mau hálito e doenças periodontais, garantindo um sorriso saudável e uma boa qualidade de vida”, disse.
Alimentação saudável na adolescência
A nutricionista Valéria dos Reis falou aos estudantes sobre a alimentação saudável, sendo foco dado a importância do consumo de frutas e vegetais, os benefícios de uma dieta equilibrada, os riscos de pular as refeições ou ter uma alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, açúcares, gorduras saturadas e/ou sódio, sendo repassadas, inclusive, dicas para que eles preparem lanches nutritivos e saibam fazer escolhas conscientes em lanchonetes ou restaurantes.
“Uma alimentação saudável não se trata apenas de uma questão física, mas também contribui para o bem-estar emocional e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Sendo assim, ao adotar essas orientações em seu dia a dia, os estudantes estarão investindo em sua saúde, melhorando seus níveis de energia, concentração e fortalecendo seu sistema imunológico”, afirmou a nutricionista Valéria dos Reis.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Profª Nair Palácio de Souza