Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Pesquisa e prática diferenciada viram capítulo de livro, na EE Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira

  • 10 ago 2020
  • Categorias:Aulas Remotas, Práticas diferenciadas
  • Compartilhar:

A pesquisa é resultado da parceria entre SED e UEMS, que resultou na oferta do curso de pós-graduação em Educação Científica para professores da REE.

Campo Grande (MS) – Os professores da Rede Estadual de Ensino(REE), Patrick Schistl Leite e Sthefany Caroline da Cruz Silva, lotados na Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, localizada em Campo Grande, sob orientação da professora Drª Maria Celina Piazza Recena, realizaram, através de prática diferenciada, a melhoria da percepção de ciência e cientista, dos estudantes do ensino médio.

Estudantes do Ensino Médio desmistificaram a visão de cientista e ciência, através de pesquisa e prática diferenciada

“Muitas pessoas tem uma visão restrita e até estereotipada sobre o que é ciência e como são os cientistas, e isso não é diferente entre os jovens. Pensando nisso, desenvolvemos uma pesquisa e realizamos uma sequência didática, buscando desmistificar concepções e estereótipos de estudantes de ensino médio”, enfatiza professora Sthefany Caroline B. da Cruz Silva

Para os professores, essas concepções equivocadas sobre o que é: a ciência, o cientista e o método científico, tornam-se obstáculos para a aproximação dos estudantes das ciências, como um todo, e da pesquisa científica. A sequência didática contou com o diagnóstico das concepções prévias, intervenção com vídeos problematizadores e discussões sobre: concepções sobre a ciência, os cientistas, método científico e feiras científicas.

Capítulo de Livro

Pesquisa e prática diferenciada formaram capítulo de livro de práticas de ensino

Depois da sequência didática e realização de práticas educativas, os professores reavaliaram as concepções dos estudantes e constataram através de questões abertas, de múltipla escolha e da metodologia “Desenhe um Cientista” (Draw a Scientist Test-DAST), que os estudantes apresentaram concepções menos estereotipadas e mais realistas sobre a temática,resultando também em desenhos com menos indicadores de estereótipo, como por exemplo: jaleco, óculos, crescimento facial dos cabelos ou espetados/para cima e símbolos de pesquisa (erlenmeyers, tubos de ensaio, bancadas).

Os professores ainda relatam que, após a intervenção, estudantes alegaram não poder desenhar como seria um cientista, uma vez que para ele qualquer um pode ser um cientista, então não há um modo específico de representá-lo.

A pesquisa é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SED) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que resultou na oferta do curso de pós-graduação em Educação Científica para os professores da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul e agora foi publicado como capítulo de livro na obra: “Práticas de ensino e apropriação de metodologia científica” publicada pela Editora Mentes Abertas.


Últimas Notícias

  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital