Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Eleição de Diretores
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Pesquisa e prática diferenciada viram capítulo de livro, na EE Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira

  • 10 ago 2020
  • Categorias:Aulas Remotas, Práticas diferenciadas
  • Compartilhar:

A pesquisa é resultado da parceria entre SED e UEMS, que resultou na oferta do curso de pós-graduação em Educação Científica para professores da REE.

Campo Grande (MS) – Os professores da Rede Estadual de Ensino(REE), Patrick Schistl Leite e Sthefany Caroline da Cruz Silva, lotados na Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, localizada em Campo Grande, sob orientação da professora Drª Maria Celina Piazza Recena, realizaram, através de prática diferenciada, a melhoria da percepção de ciência e cientista, dos estudantes do ensino médio.

Estudantes do Ensino Médio desmistificaram a visão de cientista e ciência, através de pesquisa e prática diferenciada

“Muitas pessoas tem uma visão restrita e até estereotipada sobre o que é ciência e como são os cientistas, e isso não é diferente entre os jovens. Pensando nisso, desenvolvemos uma pesquisa e realizamos uma sequência didática, buscando desmistificar concepções e estereótipos de estudantes de ensino médio”, enfatiza professora Sthefany Caroline B. da Cruz Silva

Para os professores, essas concepções equivocadas sobre o que é: a ciência, o cientista e o método científico, tornam-se obstáculos para a aproximação dos estudantes das ciências, como um todo, e da pesquisa científica. A sequência didática contou com o diagnóstico das concepções prévias, intervenção com vídeos problematizadores e discussões sobre: concepções sobre a ciência, os cientistas, método científico e feiras científicas.

Capítulo de Livro

Pesquisa e prática diferenciada formaram capítulo de livro de práticas de ensino

Depois da sequência didática e realização de práticas educativas, os professores reavaliaram as concepções dos estudantes e constataram através de questões abertas, de múltipla escolha e da metodologia “Desenhe um Cientista” (Draw a Scientist Test-DAST), que os estudantes apresentaram concepções menos estereotipadas e mais realistas sobre a temática,resultando também em desenhos com menos indicadores de estereótipo, como por exemplo: jaleco, óculos, crescimento facial dos cabelos ou espetados/para cima e símbolos de pesquisa (erlenmeyers, tubos de ensaio, bancadas).

Os professores ainda relatam que, após a intervenção, estudantes alegaram não poder desenhar como seria um cientista, uma vez que para ele qualquer um pode ser um cientista, então não há um modo específico de representá-lo.

A pesquisa é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SED) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que resultou na oferta do curso de pós-graduação em Educação Científica para os professores da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul e agora foi publicado como capítulo de livro na obra: “Práticas de ensino e apropriação de metodologia científica” publicada pela Editora Mentes Abertas.


Últimas Notícias

  • Estudantes da REE de Aquidauana são medalhistas no Campeonato Estadual de Natação
  • Inscrições do processo seletivo para professores temporários da REE encerram hoje (07)
  • EE Amélio de Carvalho Baís realiza projeto “Cine Leitura com pipoca: livros que viraram filme”.
  • Estudantes da REE são premiados na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas  
  • Estudantes da EE Roberto Scaff participam de Juri Simulado, em Anastácio
  • Estudante da EE José Alves Quito conquista medalha de ouro em competição nacional de Química
  • Estudantes da Escola Estadual Fausta Garcia Bueno recebem premiação em concurso de Educação Ambiental
  • Sem sábados letivos, SED divulga calendário para ano escolar de 2024
  • Estudantes da REE participam do Festival de Natação Prodesc/UFMS de Natação
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico – OBRL
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.