Governo MS Transparência FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Webmail
    • Plano Estadual
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Pesquisa e prática diferenciada viram capítulo de livro, na EE Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira

  • 10 ago 2020
  • Categorias:Aulas Remotas, Práticas diferenciadas
  • Compartilhar:

A pesquisa é resultado da parceria entre SED e UEMS, que resultou na oferta do curso de pós-graduação em Educação Científica para professores da REE.

Campo Grande (MS) – Os professores da Rede Estadual de Ensino(REE), Patrick Schistl Leite e Sthefany Caroline da Cruz Silva, lotados na Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, localizada em Campo Grande, sob orientação da professora Drª Maria Celina Piazza Recena, realizaram, através de prática diferenciada, a melhoria da percepção de ciência e cientista, dos estudantes do ensino médio.

Estudantes do Ensino Médio desmistificaram a visão de cientista e ciência, através de pesquisa e prática diferenciada

“Muitas pessoas tem uma visão restrita e até estereotipada sobre o que é ciência e como são os cientistas, e isso não é diferente entre os jovens. Pensando nisso, desenvolvemos uma pesquisa e realizamos uma sequência didática, buscando desmistificar concepções e estereótipos de estudantes de ensino médio”, enfatiza professora Sthefany Caroline B. da Cruz Silva

Para os professores, essas concepções equivocadas sobre o que é: a ciência, o cientista e o método científico, tornam-se obstáculos para a aproximação dos estudantes das ciências, como um todo, e da pesquisa científica. A sequência didática contou com o diagnóstico das concepções prévias, intervenção com vídeos problematizadores e discussões sobre: concepções sobre a ciência, os cientistas, método científico e feiras científicas.

Capítulo de Livro

Pesquisa e prática diferenciada formaram capítulo de livro de práticas de ensino

Depois da sequência didática e realização de práticas educativas, os professores reavaliaram as concepções dos estudantes e constataram através de questões abertas, de múltipla escolha e da metodologia “Desenhe um Cientista” (Draw a Scientist Test-DAST), que os estudantes apresentaram concepções menos estereotipadas e mais realistas sobre a temática,resultando também em desenhos com menos indicadores de estereótipo, como por exemplo: jaleco, óculos, crescimento facial dos cabelos ou espetados/para cima e símbolos de pesquisa (erlenmeyers, tubos de ensaio, bancadas).

Os professores ainda relatam que, após a intervenção, estudantes alegaram não poder desenhar como seria um cientista, uma vez que para ele qualquer um pode ser um cientista, então não há um modo específico de representá-lo.

A pesquisa é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SED) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que resultou na oferta do curso de pós-graduação em Educação Científica para os professores da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul e agora foi publicado como capítulo de livro na obra: “Práticas de ensino e apropriação de metodologia científica” publicada pela Editora Mentes Abertas.


Últimas Notícias

  • Inscrições para cadastro de professores atuarem no Bioparque Pantanal encerram dia 03 de fevereiro
  • Estudantes da EE Jonas Belarmino da Silva são selecionadas para Programa Futuras Cientistas  
  • SED divulga relação nominal do cadastro de professor temporário de Educação Profissional
  • Com 205 dias para o ano escolar, SED divulga calendário para ano letivo de 2023
  • Governo garante 486 mil uniformes e 193 mil kits escolares para a volta às aulas
  • Secretaria de Educação publica remanejamento de vagas em concurso para professor
  • Aprovados em concurso administrativo da SED são convocados para inspeção médica e posse
  • Curso de Formação do Programa de Enriquecimento Instrumental é realizado na EE Coração de Maria
  • Etapa de efetivação de matrículas termina nesta sexta-feira
  • Projeto FINAN da EE Coração de Maria está na fase semifinal do Desafio Liga Jovem
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº - Bloco V
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.