O encontro teve como temática “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino”, contou com 660 professores de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos centros.
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e dos Centros Estaduais de Educação Especial, realizou, nos dias 03, 05 e 06 de maio, o 1º encontro da Formação Continuada “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino” com professores da Sala de Recursos Multifuncionais, professores de apoio especializado e profissionais da educação especial das unidades da REE de Campo Grande.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), com encontros no dia 03 de maio para professores do AEE, turno integral, dia 05 de maio nos turnos matutino e vespertino e 06 de maio, turno vespertino para professores de apoio especializado, organizado conforme o quantitativo de participantes.
Participaram do evento o quantitativo total de 660 profissionais de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos Centros, sendo: 102 participantes no dia 03, 160 participantes no dia 05 (matutino), 151 participantes (vespertino) e 151 participantes no dia 06, turno vespertino.
Educação Especial
A formação foi planejada e efetivada para propiciar aos profissionais teoria e prática quanto ao trabalho a ser realizado nos serviços da Educação Especial, dentre os assuntos abordados durante o evento destacam-se: a organização e prática do trabalho exercido no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais e o Plano Educacional Individualizado (PEI).
A coordenadora de Políticas para a Educação Especial (COPESP), Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, responsável pela organização do evento relata a importância de propiciar aos profissionais da educação especial o respaldo teórico e prático do fazer pedagógico, “é relevante para o processo de ensino e aprendizagem do estudante público da educação especial e inclusiva”.
Plano Educacional Individualizado
Neste contexto, o Plano Educacional Individualizado (PEI), um dos temas abordados durante o encontro, destaca-se por ser um documento norteador do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com dificuldades em acompanhar os componentes curriculares.
O documento tem como objetivo, promover o aprendizado de maneira eficiente e com metodologia individualizada, pois considera o nível atual de desenvolvimento, conhecimento e habilidades intrínsecas no estudante, assim como o de escolarização que este se encontra, a fim de traçar objetivos educacionais a curto, médio e longo prazos, objetivando atender ao estudante em suas especificidades e visando o seu desenvolvimento, de forma integral, uma das preconizações do ensino.
“Este foi o 1º encontro do ano de 2022, estima-se que haverá mais 2 (dois) encontros durante este ano letivo, com temas correlatos as peculiaridades dos públicos atendidos pelos Centros”, finaliza Adriana Buytendorp.