• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Diário Oficial
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Telefones/Equipe
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Publicações
    • Acesso ao E-mail
    • Portal do Servidor
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
  • Painel do Aluno
  • Matrícula Digital
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
    • Plano Estadual
    • Ramais da SED
    • Acesso ao Webmail
  • Carta de Serviços
  • Telefones

Professores das salas de recursos multifuncionais de unidades da REE participam 1º Encontro da Formação Continuada

Categoria: Educação Especial | Publicado: quarta-feira, maio 11, 2022 as 08:32 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

O encontro teve como temática “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino”, contou com 660 professores de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos centros.

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e dos Centros Estaduais de Educação Especial, realizou, nos dias 03, 05 e 06 de maio, o 1º encontro da Formação Continuada “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino” com professores da Sala de Recursos Multifuncionais, professores de apoio especializado e profissionais da educação especial das unidades da REE de Campo Grande.

Professores de apoio pedagógico especializado e  especialistas atuantes nos centros.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), com encontros no dia 03 de maio para professores do AEE, turno integral, dia 05 de maio nos turnos matutino e vespertino e 06 de maio, turno vespertino para professores de apoio especializado, organizado conforme o quantitativo de participantes.

Participaram do evento o quantitativo total de 660 profissionais de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos Centros, sendo: 102 participantes no dia 03, 160 participantes no dia 05 (matutino), 151 participantes (vespertino) e 151 participantes no dia 06, turno vespertino.

Educação Especial

Evento ocorreu no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF)

A formação foi planejada e efetivada para propiciar aos profissionais teoria e prática quanto ao trabalho a ser realizado nos serviços da Educação Especial, dentre os assuntos abordados durante o evento destacam-se: a organização e prática do trabalho exercido no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais e o Plano Educacional Individualizado (PEI).

A coordenadora de Políticas para a Educação Especial (COPESP), Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, responsável pela organização do evento relata a importância de propiciar aos profissionais da educação especial o respaldo teórico e prático do fazer pedagógico, “é relevante para o processo de ensino e aprendizagem do estudante público da educação especial e inclusiva”.

Plano Educacional Individualizado

Plano Educacional Individualizado (PEI), um dos temas abordados durante o encontro

Neste contexto, o Plano Educacional Individualizado (PEI), um dos temas abordados durante o encontro, destaca-se por ser um documento norteador do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com dificuldades em acompanhar os componentes curriculares.

O documento tem como objetivo, promover o aprendizado de maneira eficiente e com metodologia individualizada, pois considera o nível atual de desenvolvimento, conhecimento e habilidades intrínsecas no estudante, assim como o de escolarização que este se encontra, a fim de traçar objetivos educacionais a curto, médio e longo prazos, objetivando atender ao estudante em suas especificidades e visando o seu desenvolvimento, de forma integral, uma das preconizações do ensino.

“Este foi o 1º encontro do ano de 2022, estima-se que haverá mais 2 (dois) encontros durante este ano letivo, com temas correlatos as peculiaridades dos públicos atendidos pelos Centros”, finaliza Adriana Buytendorp.

 

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

Últimas Notícias

  • SED divulga relação de professores temporários autorizados para ministrar aulas na REE
  • Atividades sobre prevenção de acidentes com produtos químicos são realizadas na EE Guimarães Rosa
  • Estudantes da EE Professor João Magiano Pinto recebem visita da PRF, durante Campanha Maio Amarelo
  • Estudantes do Pronatec da EE Maria Helena Alnaneze têm orientação para entrevista de emprego
  • Aberta pré-matrícula para Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano
  • Em acolhida na EE Júlia Gonçalves Passarinho, estudantes parabenizam e homenageam garis de Corumbá
  • Grupo de capoeira Kauande da EE João Vitorino Marques se apresenta em Noite Literária, nos 46 anos de Aral Moreira
  • CMAPEE realiza audiência pública para aprovação do Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de MS
  •   CRE-10 de Paranaíba realiza reunião de fluxo com unidades do programa “Escola da Autoria”
  • Conscientização ambiental é trabalhada em aula prática na EE Augusto Krug Netto
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Contato

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Av. do Poeta Manoel de Barros,

Bloco V – Parque dos Poderes
Cep 79031-350
Campo Grande-MS
Tel: (67) 3318-2200

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.