Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (Ceame/TEA), órgão ligado à Secretaria de Estado de Educação (SED), está realizando este mês, em Campo Grande, a I Formação Continuada para os Professores de Apoio dos Estudantes com TEA da Rede Estadual de Ensino, abordando a introdução ao transtorno do espectro autista, atribuições do professor de apoio e exemplos práticos, prática de adequações de atividades e conteúdos, Plano Educacional Individualizado (PEI) e a prática da construção do PEI.
A formação oferece subsídios teóricos e práticos sobre Plano Educacional Individualizado, assim como as atribuições desses profissionais na escola, por meio do Núcleo de Assessoramento Educacional do Ceame/TEA. Para um melhor aproveitamento dos conteúdos, além de um trabalho com mais qualidade, os professores de apoio foram divididos em turmas de 10 a 15 participantes, com quatro encontros para cada turma, nos períodos matutino, vespertino e noturno. A primeira turma participou da formação nesta terça-feira (2).
De acordo com o levantamento realizado pelo Ceame/TEA em julho, a Rede Estadual de Ensino atende em Campo Grande 59 estudantes com transtorno do espectro autista e 116 nas demais cidades do Estado. “Começamos nossos trabalhos neste ano de 2016 com o acompanhamento destes estudantes, conhecendo suas peculiaridades dentro do âmbito escolar, para assim darmos o suporte necessário inicial para as escolas e suas equipes pedagógicas”, explicou a coordenadora do Ceame/TEA, Paola Gianotto.