Os aprendizes recebem a formação teórica nos Itinerários Formativos Profissionais
Na quinta-feira (1º), cinco estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) de Três Lagoas assinaram o primeiro contrato de estágio remunerado, fruto do PAP (Programa de Aprendizagem Profissional), implantado pela SED (Secretaria de Estado de Educação). Atuando no regime de cota alternativa, eles foram cedidos pela empresa que os contratou e desempenham suas funções nas instituições em que estudam.
Dos aprendizes, dois deles são da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa e três são da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, unidades de ensino cadastradas como entidades qualificadoras onde eles participaram do curso básico de Preparação Para o Mundo do Trabalho e cursam os Itinerários Formativos Profissionais de Serviços Jurídicos, Ciências de Dados ou Trabalho Cooperativo em Geral.
Conforme o informado pela técnica da Coordenadoria de Ensino Médio e Educação Profissional e responsável pela implantação do PAP nas escolas da REE Adriana Recalde, os estudantes foram cedidos pela empresa Lopes Engenharia de modo que desde a contratação atuam na escola em que estudam, no horário diferente ao das aulas, cumprindo uma carga horária semanal de 20 horas. Os aprendizes desempenham suas atividades na coordenação, direção, secretaria ou outro setor em que possam desenvolver as habilidades aprendidas nos cursos.
“Devido a minha idade, existia uma dificuldade de conseguir um trabalho remunerado então o Projeto [de Aprendizagem Profissional] foi a oportunidade que eu precisava para ir a frente com os meus projetos. Quero me dedicar e aprender tudo o que for necessário para que eu tenha um crescimento profissional”, disse a estudante Izabelly Vitória, uma das jovens que assinaram o contrato do estágio remunerado.
Acompanhando de perto a conquista dos estudantes da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, para a diretora Lourdes Alves Neres de Souza “é gratificante a oportunidade de participar do processo de implantação do Programa de Aprendizagem Profissional, pois sabemos o quanto esta oportunidade do primeiro emprego é rica para os nossos estudantes, que estão muito focados, dedicados e felizes com a oportunidade”, disse. Além das diretoras das escolas, os pais dos aprendizes também estiveram presentes na assinatura do contrato e celebraram a conquista.
Programa de Aprendizagem Profissional
O PAP (Programa de Aprendizagem Profissional) tem como objetivos potencializar a formação técnica e profissional dos estudantes ao aproximar a teoria e a prática de forma tutorada, além de promover a inserção de jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência no mercado de trabalho, contribuindo com a redução da evasão escolar e desigualdades sociais.
As escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) que ofertam o Itinerário Formativo Profissional são instituições aptas a fornecer uma formação teórica aos aprendizes, e estes profissionais podem atuar no mercado de trabalho com um contrato especial, de no máximo 24 meses, desde que estejam matriculados na escola ou tenham concluído o Ensino Médio.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo das escolas