Para as aulas de Redação foram preparadas técnicas especiais de leitura da proposta, organização de ideias, construção e organização de argumentos e reflexão social para a elaboração de uma conclusão humana
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria, localizada em Corumbá, realizou no final de novembro o encerramento do projeto “Foca no Enem”, com Aulão Véspera de ENEM, onde entregou um kit avaliação e bate papo descontraído com os estudantes.
A quadra de esportes foi palco para receber os protagonistas, que formaram uma grande roda. Na discussão, apenas palavras de incentivo, bem como orientações por parte de professores, para que os alunos pudessem relaxar e manter a calma nessas horas que antecedem o exame.
Para a diretora da escola, Érica de Oliveira, esse momento foi fundamental, ainda mais pelo fato de os alunos terem participado durante todo o ano letivo, mesmo com a pandemia, com aulas online, do Projeto “Foca no Enem JGP”, que está em execução na unidade desde 2020 e que em 2021, voltou a ser presencial em agosto, quando as aulas retornaram.
Foca no Enem
“Com esse aulão, encerramos o projeto com os alunos. Falamos de dicas gerais, sobre o que evitar na hora da prova, do horário de chegada, na verdade, um bate-papo. Dizemos que não é uma semana para se preocupar com conteúdo, mas sim de se tranquilizar, focar, respirar fundo e alongar, para que uma boa prova seja feita”, falou Érica que fez questão de frisar o envolvimento de todos os professores. “Mesmo com todas as atribuições, eles destinaram esse tempo para focar no Enem, incentivando e tirando dúvidas”, completou.
A estudante Gessika Victória Andrade Teixeira, de 17 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio e ainda Técnico em Jurídico, disse que estavas bem ansiosa, mas procurou manter a tranquilidade. Para ela, o projeto “Foca no Enem JGP” e ao Aulão, foram essenciais em sua preparação.
“Eu senti que consegui melhorar muito bem o aprendizado, principalmente em Língua Portuguesa e na parte da Redação, que tinha muita dificuldade. Confesso que estou ansiosa, mas me preparei bem para o exame e com o Aulão que tivemos, também vai me ajudar a manter a calma e relaxar”, falou Gessika que está de “olho” em uma vaga no curso de Direito. “Quero fazer Direito, me apaixonei pela área. Antes queria Gastronomia, mas nesses três últimos anos, percebi que o Direito é a melhor opção”, falou.
Seguindo o mesmo desejo da colega, Paula Victoria Mendes Lima, revelou que realizou o ENEM bem confiante. “Vim para o JGP por causa do curso de Técnico em Jurídico, para já ir me familiarizando com a área. Sempre foi meu sonho, desde criança. Estou bem confiante e essa confiança se deu ainda mais devido à minha preparação, com as dicas do projeto e do Aulão que participamos, muito importante para que possamos manter bem o foco”, mencionou Paula.
No final do Aulão, todos os estudantes participaram de um alongamento com apoio de educadores físicos, e receberam um kit para ser usado na hora da prova. “É uma maneira que encontramos de levar incentivo ainda mais a eles. No kit temos caneta preta, máscaras, álcool em gel de bolso, mensagem motivacional e um chocolate, pois falam que dá energia e é isso que eles precisam na hora da prova”, disse a diretora Érica.
Bicho papão
O Foca no Enem visou a revisão de conteúdo, aplicando na rotina do estudante questões de diversos processos seletivos. A Escola da Autoria JGP também planejou aulas de Redação especiais para as cinco turmas de 3º Ano do Ensino Médio ativas na Unidade em 2021. Temida por muitos, a redação é considerada o “bicho papão” do exame, pois é com ela, que muitos alunos alcançam notas máximas para os cursos desejados.
Para as aulas de Redação foram preparadas técnicas especiais de leitura da proposta, organização de ideias, construção e organização de argumentos e reflexão social para a elaboração de uma conclusão humana.
“Vimos a necessidade de dar suporte maior para alunos do 3° ano, com conteúdos específicos para o Enem, principalmente na área de redação. A redação cobrada no Enem é bem diferente dos parâmetros adotados na escola, curriculum normal. Nossa escola é de autoria, protagonista, ela trabalha no projeto de vida do aluno, com sonho do aluno, então o sonho de muitos dos nossos alunos é ingressar no curso superior. Uma das formas de darmos esse suporte foi através do projeto”, disse a mestre em Letras, Camila Cavalcante, coordenadora pedagógica da Escola da Autoria JGP e responsável pelas aulas de Redação.
Camila ainda mencionou que “as aulas de Redação foram pautadas em técnicas de leitura e escrita. Os alunos aprenderam a ler a prova, identificar os setores, onde foi frisado que o tema não é a preocupação dos estudantes, mas sim a elaboração de uma redação que contemple as cinco competências cobradas no Enem e foi isso que desenvolvemos”, pontuou.
Patrícia Oliveira Acioly, coordenadora regional de Corumbá e Ladário- CRE-3, participou do Aulão e elogiou o projeto, pois para ela, além de ajudar os estudantes, mostra o caminho para a formação deles, como cidadãos.
“Esse projeto é importante, porque na pandemia, vimos que os alunos ficaram com uma baixa autoestima. Com o retorno presencial, o primeiro ponto foi o acolhimento dele na escola, depois, motivá-lo a ter projeto de vida, a estudar, pois o ensino superior tem que ser a realidade da família desse estudante, uma garantia de cidadania, formação profissional”, relata Acioly.
“O Aulão propicia igualdade como em escolas particulares que já têm essa prática, eles não são diferentes dos outros alunos, o conteúdo é o mesmo. Nosso objetivo maior é fazer com que eles acreditem no futuro, o Enem é uma porta de entrada para a formação deles como cidadãos”, frisou Patrícia Acioly.
Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante