Com o intuito de contemplar e complementar os estudos, o resultado final teve o objetivo de produzir avanços e melhorias nos processos de construção de ensino-aprendizagem.
A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, realizou no dia 07 de dezembro o projeto “Robótica ACB 2022”.
Com a implementação do Projeto de Robótica, houve o despertar da curiosidade dos estudantes pela programação e pela tecnologia, como por exemplo, a placa de arduíno. Com o intuito de contemplar e complementar os estudos, o resultado final levou em consideração a intervenção, que está relacionada ao planejamento com criatividade, e a implementação de interferência, dialogando com a teoria, com o objetivo de produzir avanços e melhorias nos processos de construção de ensino-aprendizagem.
Exposição das produções
Na última quarta-feira, 07, de acordo com a coordenadora responsável Rita de Cássia Lanza, a escola realizou a exposição das produções dos estudantes, foram apresentados: robôs manuais e eletrônicos, sistema de irrigação automática para a horta sustentável e um autódromo com carrinho solar. Em homenagem ao diretor da escola, Paulo Antônio Castaldeli, os estudantes confeccionaram um robô eletrônico utilizando materiais recicláveis.
O diretor destacou a importância da Robótica na aprendizagem dos estudantes “eles se empenharam muito para que o projeto tivesse sucesso, a robótica é um ganho enorme para os estudantes da REE”, afirma gestor Paulo Antônio Castaldeli.
O evento contou com a participação da direção, coordenadores, professores, servidores, estudantes e vários profissionais da Secretaria de Estado de Educação (SED). Prestigiaram o evento os professores: Cézar Zanatto, Denize Coelho, Glaucia Rodrigues, Danylo Garcia e Pedro Roberto, representando a COTED, CFOR e COPEMEP, setores de coordenação do órgão central .
O projeto proporcionou momentos de aprendizagem significativa, demonstração do protagonismo dos jovens estudantes, criatividade, interação social e a possibilidade de resolução de problemas detectados localmente, como por exemplo, a construção de um sistema para a rega da horta.