Primordial para que os estudantes possam aprender melhor e ter um desempenho escolar mais satisfatório, na Escola Estadual João Vitorino Marques, localizada em Aral Moreira, a variedade de merendas saudáveis, com oferta de cardápio variado e com acompanhamento de saladas e frutas têm feito sucesso entre os alunos.
Ofertada com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) com complementação de verba do governo do Estado, segundo Adriana Rossato Souza, nutricionista da Coale (Coordenadora de Alimentação Escolar), “em 2023, a alimentação escolar em algumas das modalidades ofertadas pela REE (Rede Estadual de Ensino) tem uma contrapartida de recurso maior por parte do Governo do Estado do que do Governo do Federal. No Ensino Médio e Educação Profissional em período parcial, por exemplo, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvido da Educação) repassa R$ 0,36 e o Governo de Mato Grosso do Sul repassa R$ 0,44 por aluno/dia” disse Adriana Rossato Souza, nutricionista da Coale (Coordenadora de Alimentação Escolar).
Considerando o tempo que os estudantes permanecem na unidade de ensino, uma vez que a EE João Vitorino Marques oferta o Ensino em Tempo Integral, diariamente são oferecidas três refeições, sendo: almoço e lanches nos períodos matutino e vespertino.
Quanto ao cardápio, Djalma Santos Silva, diretor da instituição, ressalta que ele é determinado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e acompanhado pelas nutricionistas da CRE-11 (Coordenadora Regional de Educação de Ponta Porã), sendo o planejamento das merendas feito semestralmente.
“A gente distribui os recursos para as escolas e começamos as preparações [das refeições] dentro das necessidades nutricionais dos alunos, de acordo com cada modalidade, sempre respeitando a faixa etária deles, acrescentando ficha técnica e o quanto vai de cada alimento para a preparação da receita, além da quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Depois, disponibilizamos tudo isso para que a escola faça a escolha do cardápio, e eles vão planejar de acordo com a sua especificidade, estrutura e preferência alimentar de cada região”, explicou Adriana Rossato Souza, nutricionista da Coale.
Na Escola, o preparo e distribuição da alimentação fica por conta das agentes de merenda, cujo trabalho desempenhado, segundo o diretor, “é feito com amor, por isso que as merendas saudáveis, sempre acompanhadas de frutas e saladas são deliciosas e os alunos gostam tanto”, disse Djalma Santos Silva.
“Com o hábito de uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, o desempenho escolar é beneficiado, já que o consumo de alimentos nutritivos também aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, melhora o humor e aumenta a disposição”, finalizou Djalma Santos Silva, diretor da instituição.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE João Vitorino Marques