Presidente entre 2017 e 2018, professora Cecilia seguirá à frente do Consed durante o próximo biênio 2019-2020.
Brasília (DF) – A secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, professora Cecilia Motta, foi reconduzida, por aclamação, à presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A eleição ocorreu nesta quinta-feira (14), em Brasília, quando o grupo se reuniu para escolher a diretoria do biênio 2019-2020. A cerimônia de posse ocorreu em seguida e reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), parceiros do terceiro setor e deputados federais.
No discurso de posse, a titular da SED falou sobre as ações do último biênio. “É com muita honra e satisfação que iniciamos mais um mandato à frente do Consed. Desde o início da nossa gestão, trabalhamos ativamente em diversas frentes, como a construção do Currículo de Referência da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Fundamental II. Durante esse período, fizemos o possível para que o Regime de Colaboração pudesse acontecer em todo o Brasil, simbolizando o diálogo constante entre União, Estados e Municípios”, disse a secretária Cecilia Motta.

Secretária Cecilia Motta durante discurso de posse após reeleição no Consed, em Brasília (DF). Foto: Consed
Além da eleição para presidente do Conselho, foram definidos também os representantes de cada região como vice-presidentes. O secretário Fred Amancio (reeleito), de Pernambuco, será o primeiro vice-presiente. A secretária Marioneide Kliemaschewsk, do Mato Grosso, é a segunda vice, representando a região Centro-Oeste. Na terceira vice-presidência, pela região Sudeste, o secretário Vitor de Angelo, do Espírito Santo. Escolhido pelos secretários da região Norte, o quarto vice é o secretário do Amazonas, Luiz Castro. Por fim, Renato Feder, do Paraná, foi indicado para ser o quinto vice-presidente, representando a região Sul.
Na presidência do Conselho Fiscal, assumiu o secretário Josué Modesto, de Sergipe. Os secretários Faisal Karam, do Rio Grande do Sul, e Adriana Aguiar, de Tocantins, são os membros titulares. Já os secretários Suamy Vivecanda, de Rondônia, Helder Jacobina, do Piauí, e Leila Perussolo, de Roraima, são os suplentes.

Professora Cecilia ao lado dos vice-presidentes do Conselho, representando cada região do País. Foto: Consed
Na reunião que definiu sua diretoria, o Consed também discutiu os temas prioritários para 2019 e começou a escolher os coordenadores de seus grupos de trabalho. Neste ano, dez grupos serão formados: os GTs de Ensino Médio, Formação Continuada de Professores, Avaliação, Tecnologia, Gestão Escolar e continuarão atuando. Educação Profissional, Anos Finais do Fundamental, Prestação de Contas e Regime de Colaboração são os temas dos novos grupos.
Os grupos de trabalho do Consed reúnem técnicos de todos os estados e são coordenados, em média, por dois secretários. As atividades contam com o patrocínio técnico e financeiro de parceiros do terceiro setor. Para conhecer o resultado desses grupos, basta acessar a página do conselho na internet: consed.org.br.
De acordo com a presidente reeleita, um dos principais temas do ano é o Financiamento da Educação, que abrange a reestruturação do Fundeb. “É um assunto urgente, pois não podemos correr o risco de perder o aporte carimbado de recursos do fundo. Para isso, também estamos articulados com a bancada da Educação no Congresso, que está acompanhando a tramitação da PEC do Novo Fundeb”, destacou Cecilia.
Texto: Eduardo Colin (Consed) / Vinícius Espíndola (SED).