O objetivo é promover a inclusão escolar e social das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de educação ao longo da vida e inserção no mercado de trabalho, quando aplicável.
A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou a primeira etapa do Projeto Piloto ” Aprendizagem para Pessoas com Deficiência – Educação para o Trabalho ” na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover a inclusão escolar e social das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de educação ao longo da vida e inserção no mercado de trabalho, quando aplicável.
A implementação do Programa de Aprendizagem Profissional (PAP) para pessoas com deficiência na REE/MS, coordenadodo pela COESP (Coordenadoria de Educação Especial) e SUPED (Superintendência De Políticas Educacionais), conta com uma equipe de especialistas em educação especial, que trabalhará diretamente com escolas, famílias e empresas, visando à inclusão social e laboral de estudantes com deficiência, maiores de 14 anos, matriculados no PAP da REE/MS em Três Lagoas.
Como parte das ações para cumprir o Contrato de Gestão 2023 com o Governo do Estado, foram realizada nos dias 28 e 29 de junho uma reunião nas Escolas Estaduais João Margiano Pinto e Dom Aquino Corrêa, locais onde são ofertados cursos de qualificação profissional pelo PAP. Estiveram presentes na reunião: equipes escolares e estudantes com deficiência com seus familiares, e o objetivo foi divulgar e esclarecer o atendimento educacional especializado – AEE no contexto do mundo do trabalho.
Durante o encontro, foram abordados temas como a apresentação da proposta de trabalho e do apoio da educação especial, as legislações que respaldam a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho e o programa do Jovem Aprendiz. Além disso, foram discutidas as vagas disponíveis atualmente na cidade de Três Lagoas e as etapas subsequentes para a efetivação do projeto junto à comunidade.
Ângela Maria Dias da Silva, gerente do projeto e especialista em educação especial, justificou a importância do projeto piloto ao afirmar que “esse visa efetivar a proposta de educação ao longo da vida, gerando emprego, renda e inclusão social. Além disso, busca garantir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, atendendo ao disposto da Lei nº 8.213/91”.
A Secretaria de Estado de Educação reafirma seu compromisso com a promoção da educação ao longo da vida e expressa profunda gratidão a todos os participantes por sua valiosa contribuição e engajamento nesse projeto de grande importância.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo COESP.