A atividade apresentou noções básicas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ressaltando a importância da comunicação acessível no ambiente de trabalho e no acolhimento de pessoas surdas.
O CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Professora Maria de Lourdes Widal Roma, no Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Mulheres Mil, realizou Worksho de Libras no Curso de Qualificação Profissional de Recepcionista.
O Programa Mulheres Mil é uma política pública consolidada de formação profissional, voltada à compreensão e enfrentamento das desigualdades de gênero, especialmente no atendimento a mulheres com poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho. A proposta do programa é garantir acesso, permanência e êxito, promovendo o empoderamento feminino, a superação de situações de violência e a equidade de gênero.
A ação contou com um workshop de Libras – Língua Brasileira de Sinais, ao nível iniciante, com foco na atuação profissional da Recepcionista e no atendimento ao público com inclusão e respeito à diversidade.
Libras
A atividade foi ministrada pela professora Mayara Rocha, pós-graduada em Educação Inclusiva com ênfase em Libra, que apresentou noções básicas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ressaltando a importância da comunicação acessível no ambiente de trabalho e no acolhimento de pessoas surdas.
Foram abordados pontos sobre a estrutura gramatical própria da língua, que representa um instrumento de identidade, autonomia e inclusão para a comunidade surda. Também foram trabalhados sinais básicos para apresentação pessoal e trocas de informações úteis à recepção e atendimento ao público, com ênfase na importância das expressões faciais e corporais na comunicação.
A professora ressaltou a importância do domínio da Libras para uma comunicação mais eficaz, essencial para promover acessibilidade e respeito à diversidade cultural, tornar o ambiente mais acolhedor e permitir um atendimento mais humanizado e inclusivo.
“A inclusão da Libras nas interações diárias não apenas melhora o atendimento, mas também promove um ambiente mais acolhedor e respeitoso para todos os clientes e usuários dos serviços públicos”, afirmou professora Mayara.
“A iniciativa teve como objetivo ampliar as competências das estudantes, sensibilizando-as para a inclusão e promovendo o desenvolvimento de habilidades que contribuem para um atendimento mais humanizado e eficaz”, finaliza gerente do Pronatec Marielle Muniz.
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Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Pronatec.