Escola Indígena de Corumbá recebe formação pedagógica

Campo Grande (MS) – Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o Núcleo de Tecnologia Educacionais (NTE), da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3), em Corumbá, realiza  formação pedagógica com professores, coordenador, diretor e secretário da Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa. O intuito da formação é orientar e estimular a prática de projetos pedagógicos no ano letivo de 2018, bem como a utilização de mecanismos digitais nas atividades educacionais da escola.

                

A formação foi aplicada por professores formadores do NTE, que estimularam a elaboração de projetos pelos professores, considerando e valorizando a identidade cultural indígena. Serão ministradas aulas sobre Projetos de Pesquisa e utilização do Software Edilim, que permite editar livros, tornando a aquisição de conhecimento prática e prazerosa.

Apesar da escola não ter acesso direto à internet, o uso de trabalho com plataformas de estudo e aplicação de mídias diversas na aprendizagem também é incentivado pela CRE-3. A Escola dispõe de computadores para professores e alunos, a internet é via satélite e proporciona aos alunos e professores a possibilidade de mecanismos digitais de ensino, mesmo off-line. O Coordenador da CRE-3, Pedro Rodrigues de Miranda, enfatiza que a Coordenadoria visa garantir com esta formação a aplicabilidade da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, que gere sobre a qualidade de ensino e adequações de ensino, conforme a necessidade de cada região.

               

A Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, fica localizada na Aldeia Uberaba, na região conhecida como Porto Índio, em Corumbá. A Escola possui o mesmo calendário letivo das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, portanto, também iniciará suas aulas dia 15 de fevereiro. Após a formação, a equipe gestora, administrativa e pedagógica da Escola Indígena segue para a Aldeia, a fim de realizar planejamentos para as atividades de recepção dos alunos do ensino fundamental e médio. 

A Aldeia Uberaba fica na Ilha Ínsua, na cidade de Corumbá, fazendo divisa com o Estado do Mato Grosso e ainda fronteira com a Bolívia. De acordo com levantamento realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, moram no local por volta de 50 famílias, tendo aproximadamente 419 habitantes.