Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar – 2023
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

CEAM/AHS está na 2ª fase da Olimpíada de Língua Portuguesa

  • 11 jun 2021
  • Categorias:CEAM/AHS, Olimpíada de Língua Portuguesa
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) contará com a participação de seus estudantes na 2ª fase da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada anualmente pelo Programa Escrevendo o Futuro, criado pela Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC Educação). O objetivo da Olimpíada é reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Em 2021, o concurso legitima como protagonistas o professor e a sua turma de estudantes, que vão construir o Relato de prática e registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados por estes durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. Os Relatos de Práticas deverão descrever as ações realizadas com os estudantes, tendo como tema norteador “O lugar onde vivo”.

Para participar da Olimpíada, professores devem realizar as atividades com a turma em um dos gêneros do concurso, com apoio dos Cadernos Docentes, escrever o Relato de Prática e organizar os registros do trabalho desenvolvido e as produções dos estudantes. Nas diversas etapas, os Relatos de práticas são selecionados pelas Comissões Julgadoras, considerando a presença dos critérios específicos para a seleção em cada categoria.

O CEAM/AHS, contará com a participação na 2ª fase da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa nas Oficinas dos gêneros: Memórias Literárias e Documentário, com os estudantes: João Victor Gomes de Barros Damasceno – 2º Ano Ensino Médio, E.E. Dolor Ferreira de Andrade, Filipe de Oliveira – 7º Ano Ensino Fundamental, E.E. Professora Alice Nunes Zampieri, Ana Eliza Pereira Vale, 7° Ano do Ensino Fundamental, Escola Estadual São José  do Munícipio de Campo Grande/MS, Luis Gabriel Barbosa Vega – 8º Ano Ensino Fundamental, E.E. Antônio Vicente Azambuja, Heloisa Gordin Ribeiro – 7º Ano Ensino Fundamental, E.E. Castro Alves, Anny Nicoly Dakan Batista Bento – 3º Ano Ensino Médio, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Hillary Avlis Chela – 3º Ano Ensino Médio, Escola Estadual Presidente Vargas do Município de Dourados/MS, Gustavo Henrique Santos Araújo – 3º Ano Ensino Médio, E.E. Senador Filinto Muller do Município de Fátima do Sul/MS, Luana Ramos Leite – 1º Ano Ensino Médio, E.E. Luiz da Costa Falcão do Município de Bonito/MS e Maisa Dianilly de Souza da Silva – 1° Ano Ensino Médio, E. E. Jonas Belarmino da Silva do Município de Culturama/MS. Compostas por estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Língua Portuguesa e orientados pelo professor Alessandro Sputnik.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane de Morais Fraulob, reitera que “a participação na Olimpíada busca estimular os estudantes na produção de qualquer gênero de texto, bem como aprimorar a escrita. Pensando, não somente na qualidade de um produto final de excelência, mas despertando nesses estudantes a importância de garantir que os três tripés: hábito, consistência e prática, sejam bases para suas vidas como escritores. E com o tema norteador deste ano, que é bastante estimulante, certamente teremos  produções  de alto grau de criatividade e exaltação ao “lugar onde vivo”.”

 

Últimas Notícias

  • Trote temático de desenho animado marca início do 2º bimestre na E.E. Júlia Gonçalves Passarinho
  • Horta na escola fomenta práticas inovadoras com professores PCPI da REE
  • Estudantes do Itinerário Formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins realizam atividades extra classe
  • Visitas, desafios em sala e desenvolvimento de projetos movimentam EE 2 de Setembro, em Ladário
  • Em maio, estudantes da EE Presidente Tancredo Neves confeccionaram repelente natural e produziram xilogravuras
  • Estudantes do itinerário formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins participam da 57ª Expoagro
  • SED realiza formação continuada “Educação com equidade: a importância do diretor escolar”
  • Palestras sobre higiene bucal e alimentação saudável são promovidas aos estudantes da EE Profª Nair Palácio de Souza
  • “Semana do Brincar” é realizada com crianças do CEI ZEDU
  • EE João Ponce de Arruda vence JETS na modalidade de Tênis de Mesa
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº
Bloco V
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?
SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.