A gestão educacional comandará 348 unidades escolares da REE, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e terá no ano de 2023 a estimativa de 190.000 estudantes e um quadro de mais de 25.000 servidores efetivos e contratados.
Governador Eduardo Corrêa Riedel empossou, na tarde do dia 1º de janeiro, todo secretariado para a gestão de 2023 – 2026, na Secretaria de Estado de Educação foi empossado o professor mestre Hélio Queiroz Daher, que terá como secretário adjunto Edio Antonio Resende de Castro, nomeado nesta segunda-feira (02) pelo governador no Diário Oficial Eletrônico nº 10.030.
Helio Daher, que foi superintendente de Políticas Educacionais, substitui Cecilia Motta, onde comandou a pasta por oito anos na gestão Reinaldo Azambuja e teve o professor especialista Edio Castro como secretário adjunto e prossegue no cargo.
A gestão educacional comandará 348 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e terá no ano de 2023 a estimativa de 190.000 estudantes e um quadro de mais de 25.000 servidores efetivos e contratados.
A meta da nova gestão é pautada no Plano Educacional de Governo de Eduardo Riedel, que teve a colaboração do próprio secretário Hélio Daher, com foco na educação pública como um todo, não apenas na Rede Estadual de Ensino, mas para todos estudantes da Rede Pública de Mato Grosso do Sul, com trabalho, em regime de colaboração, com prefeitos e secretários municipais, além da recomposição da aprendizagem, uso da tecnologia, formação e qualificação profissional e aumento gradativo do ensino em tempo integral.
““É com imensa honra que iniciamos esse trabalho, com o foco no aumento da oferta do Ensino em Tempo Integral. Hoje são mais de 170 escolas trabalhando com o ETI, presentes em 72 municípios de MS e temos o compromisso a ampliar ainda mais esse alcance, sempre caminhando ao lado das políticas de valorização dos nossos profissionais, formação continuada e investimentos na infraestrutura da Rede Estadual de Ensino”, afirma secretário Hélio Daher
Ocupando cargos importantes no Governo de Mato Grosso do Sul, Edio Castro foi subsecretário da Casa Civil (2016) e subsecretário de Comunicação (2017-2018) e em 2019 assumiu o cargo de secretário adjunto de Estado de Educação. Para Edio Antônio os oito anos da Educação de MS foi pautada na política municipalista e em regime de colaboração, “que elevou a educação estadual no âmbito nacional e hoje é exemplo de gestão para outros estados da federação, que demonstra que estamos no caminho certo, que sempre foi voltado para a melhoria da qualidade de ensino de nossos estudantes”, menciona Edio.
Hélio Daher
Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, graduado em Geografia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal – UNIDERP, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Especialista em Gestão Sustentável do Turismo em Áreas Naturais pela UNIDERP.
Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Oficial de Cavalaria da reserva R2 do Exército Brasileiro, formado pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR, do 20º Regimento de Cavalaria Blindado – 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada/Comando Militar do Oeste do Exército Brasileiro.
Trajetória profissional
Desempenhou docência em Geografia nas redes municipal e estadual em Campo Grande, foi Chefe do Núcleo de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Gestor Escolar da Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Foi coordenador de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS, Superintendente de Gestão da Rede e Normatização da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS, Superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS, membro da Comissão Técnica Nacional de Geografia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático do Ministério da Educação, PNLD 2020.
Também desempenhou a função de Coordenador do Comitê Gestor Estadual para Alfabetização e o Letramento do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa PNAIC do Ministério da Educação, Presidente da Comissão Estadual para discussão da Base Nacional Comum Curricular e Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Mato Grosso do Sul, CACS – FUNDEB.
Desempenhou as funções de Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SUPED/SED, Coordenador Estadual do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular – ProBNCC em Mato Grosso do Sul pelo Ministério da Educação, Conselheiro-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – CEE/MS, membro da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação – CONSED e conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – FNCEE.
Edio Castro
Natural de Maracaju (MS), Edio Antonio Resende de Castro é licenciado em Pedagogia, com habilitação em magistério das matérias pedagógicas do ensino de 1º e 2º graus e supervisão escolar de 1º e 2º graus pela Fifasul (Faculdades Integradas de Fátima do Sul). Possui habilitação de técnico em agropecuária pela Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA) e especialização em Metodologia do Ensino Superior – Pós-Graduação lato sensu – também pela Fifasul.
Trajetória Profissional
Por 12 anos desempenhou funções pedagógicas nas redes públicas, estadual e municipal de ensino. Em Maracaju/MS, foi professor, coordenador pedagógico e diretor da EE Cel. Lima de Figueiredo e coordenador pedagógico da EE Manoel Ferreira de Lima, diretor da Escola Municipal José Pereira da Rosa (1989), secretário municipal de Educação e Cultura (1992), supervisor da Unidade da SANESUL de Maracaju (1995-1999), diretor do Departamento de Cultura de Maracaju (1999) e chefe de Gabinete do município de Maracaju (2000-2003). No mesmo município, foi vereador por dois mandatos (2004-2008 e 2012-2016).
Em atuação pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, foi subsecretário da Casa Civil (2016) e subsecretário de Comunicação (2017-2018). Secretário adjunto de Estado de Educação (2019-2022),
Adersino Junior, SED