A formação aconteceu no período de estudo, que são os dias destinados ao aperfeiçoamento pedagógico, elaboração de projetos de ensino e troca de experiências entre os profissionais envolvidos
Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE3) realizou, no mês de março, formação continuada para os profissionais que atuam no Projeto Conectando Saberes – EJA e no Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem – AJA/MS.
A formação aconteceu no período de estudo, que são os dias destinados ao aperfeiçoamento pedagógico, elaboração de projetos de ensino e troca de experiências entre os profissionais envolvidos. Participaram os profissionais das escolas E.E. Dom Bosco, E.E. Maria Leite, E.E. Dr. João Leite de Barros, no município de Corumbá e da escola E.E. Leme do Prado, no município de Ladário.
Durante o encontro foram apresentados pontos importantes que devem ser observados para o bom andamento do projeto, como: as especificidades do público atendido, a necessidade da utilização da metodologia da problematização e perfil esperado da coordenação e docentes.
Foi destacada a importância de a equipe estar comprometida com o bom funcionamento do projeto, acompanhar os alunos de forma individualizada, elaborar estratégias para evitar a evasão escolar, planejar atividades e projetos diferenciados com foco na motivação dos estudantes e a utilização da pedagogia da presença. Houve um momento de troca de experiências, em que os professores que já lecionavam nos projetos puderam transmitir aos novos professores as suas vivências em sala de aula.
A coordenadora do AJA e EJA da E. E. Dom Bosco, Gisele Duarte, destacou a importância da formação. “Trabalhar nestes projetos exige um olhar diferenciado dos professores, muitos nunca atuaram com este público, esta formação vai contribuir para que o professor entenda o objetivo do projeto e desenvolva um bom trabalho ao longo do ano”, disse Gisele.
A formadora Evelyn Campos, responsável pelas políticas específicas na CRE3, que ministrou a formação nas escolas, falou sobre os profissionais que atuam nos projetos EJA e AJA. “Para que os projetos tenham um bom resultado é necessário que os profissionais envolvidos entendam as suas particularidades e estejam abertos a alterar a sua prática pedagógica, para que a mesma se alie as expectativas dos estudantes. A coordenação e a equipe docente desempenham papéis fundamentais em todo o processo de aprendizagem, a formação teve o intuito de oferecer suporte para que consigam realizar o melhor trabalho”, ressaltou Evelyn.