O objetivo é aprofundar os conceitos sobre os povos originários de Mato Grosso do Sul, produzindo episódios de podcast em conjunto com os estudantes, baseados em referências científicas e trabalho de campo.
A Escola Estadual Cívico-Militar Maria Corrêa Dias, que oferta educação em tempo integral, em Anastácio, está desenvolvendo atividade inovadora com os estudantes do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul), trata-se do projeto de podcast intitulado “Nossa Terra, nosso Povo e nossa Cultura – Conhecer para Valorizar os povos Indígenas da nossa região”.
O objetivo é aprofundar os conceitos sobre os povos originários de Mato Grosso do Sul, produzindo episódios de podcast em conjunto com os estudantes, baseados em referências científicas e trabalho de campo.
Cultura Indígena
Além de promover o conhecimento sobre a história e cultura indígena, o projeto atende às exigências da Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Este projeto está alinhado com o organizador curricular da SED (Secretaria de Estado de Educação).
Os estudantes visitarão o Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barro em Aquidauana para explorar a história, cultura e tradição da região, com ênfase na comunidade indígena. A atividade culminará na criação de um podcast utilizando a metodologia ativa da Educomunicação, valorizando a cultura dos povos originários de MS.
Podcast
Para a produção do podcast, os estudantes seguirão um processo estruturado: primeiro, cada grupo escolherá uma etnia indígena de MS, explorando sua história, cultura, direitos e tradições através do aplicativo “7”. Em seguida, participarão de seminários, estudo e pesquisa, discussão e debate, aprimorando competências como raciocínio e reflexão.
“Essa iniciativa do projeto AJA-MS ofertado na EE Cívico-Militar Maria Corrêa Dias, representa um avanço significativo na valorização da cultura indígena e no desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para uma participação crítica e consciente na sociedade contemporânea”, enfatiza diretora Maria Aparecida da Silva.
O Projeto AJA-MS, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, tem como objetivo atender estudantes que estão com dois ou mais anos em atraso escolar. Na etapa do Ensino Fundamental, a faixa etária dos estudantes atendidos está entre 14 e 17, e no Ensino Médio com o Projeto AJA-MS Novos Percursos, 17 a 21 anos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.