Dourados (MS) – Nesta segunda-feira (6), a secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, representando o governador Reinaldo Azambuja, realizou a entrega de uniformes e kits escolares e assinou a ordem de serviço no valor de R$ 473.922,43 para a construção da quadra de esportes da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, no anfiteatro da Escola Estadual Presidente Vargas, centro de Dourados.
Nesta solenidade, a secretária apresentou o Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em escolas estaduais de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Novo Horizonte do Sul e Ponta Porã. O projeto foi criado para jovens entre 15 e 17 anos que não completaram o ensino fundamental e que desejam crescimento intelectual e científico, recebendo, além de sua vida escolar, mais oportunidade para constituir-se socialmente.
Professora Maria Cecilia citou a importância dos estudantes na solenidade de apresentação do AJA. “Estamos aqui por conta de vocês, da aprendizagem de vocês. O AJA vem para equilibrar. Um jovem de 17 anos não pode ficar numa sala com um menino de 11 ou com adultos da EJA. Ele precisa avançar e aprender a aprender. As pessoas só crescem se tiverem educação adequada. E é isso que o governador Reinaldo faz neste Estado, educação de qualidade, garantindo ainda kits escolares, uniformes e merenda no início do ano letivo. Estamos arregaçando as mangas para fazer deste um Estado modelo”, destaca.
De acordo com a técnica da SED responsável pelo AJA, Fabiana Cáceres, o projeto oferece a esses jovens com distorção de idade/escolaridade, a possibilidade de acesso ao sistema educacional e a complementação de seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa, ampliando as perspectivas no mercado de trabalho. “O AJA atende estes jovens com um olhar diferenciado, com aulas criativas e ativas e metodologias que, além de conteúdos pedagógicos, ofereçam incentivos para que os estudantes sejam cidadãos participativos, pesquisadores autônomos”, explica.
A EE Presidente Vargas conta hoje com 220 estudantes frequentando as aulas do projeto, divididos em nove turmas. Para o diretor da escola Nei Elias Coineth de Oliveira, o AJA é mais do que um projeto de correção de distorção idade/escolaridade. “Vejo o projeto como uma oportunidade de mudar a vida desses jovens. Eles saem de uma situação de baixa autoestima para uma metodologia diferenciada, especialmente voltada para as suas necessidades”, ressalta.
O estudante do AJA Jhonatan Martins, de 15 anos, viu o projeto como uma grande oportunidade de recuperar o tempo perdido. “O AJA foi uma oportunidade única, não tem como perder esta chance. Tudo no projeto é diferente, até o modo como os professores, coordenadores e diretores nos tratam. Eles conhecem e sabem diferenciar cada aluno, cada necessidade nossa. Eu não era ligado aos estudos, mas tive uma mudança total no meu comportamento em relação aos estudos e no meu lado pessoal, tudo melhorou”, explica.
O professor de Geografia Jonatas Rodrigues dos Santos explica que trabalhar no projeto AJA é desafiador, mas gratificante. “Sabemos das dificuldades desses estudantes no ensino regular e é muito prazeroso poder proporcionar o avanço deles no estudo e na postura, perceber a cada dia como recuperam a autoconfiança. Estamos trabalhando com foco no lado humano e os resultados aparecem em sala de aula”, diz.
O AJA é dividido em três blocos: O Bloco Inicial II contempla o 4º e 5º anos do ensino fundamental; o Bloco Intermediário, 6º e 7º anos; e o Bloco Final, 8º e 9º anos. De acordo com a realidade local, as escolas oferecem oficinas, no horário de entrada das aulas, de música, grafite, dança e práticas esportivas e os estudantes têm apoio e acompanhamento de diretores, coordenadores, professores, psicólogos e assistentes sociais. Os convidados da solenidade foram recepcionados por uma apresentação dos estudantes do projeto de Oficinas Musicais, com a música “I’m never changing who I am”, da banda americana Imagine Dragons.
Participaram da solenidade o secretário de Cultura Athayde Nery, o subsecretário de Comunicação Rodrigo Mendes, o secretário-adjunto de Estado de Educação Josimário Derbli, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos, o diretor-geral do campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, o deputado federal Geraldo Resende, os deputados estaduais Zé Teixeira, Barbosinha e Renato Câmara o prefeito de Itaporã Wallas Milfont, o vice-prefeito de Dourados Odilon Azambuja, a secretária de Educação de Dourados Marinisa Mizoguchi, a secretária de Assistência Social de Caarapó Zoraide Cáceres Rojas Vieira, o presidente da Câmara Municipal de Dourados Idenor Machado, e vereadores e diretores das escolas estaduais da região.